Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Roseana rompe o silêncio e aponta a verdadeira desagregadora do PSB

 A secretária Roseana Meira rompeu o silêncio e distribuiu nota afirmando que se há desagregação no PSB, a desagregadora não é ela. Na nota, Roseana aponta os avanços conquistados pela gestão na área de saúde e estranha que os críticos de hoje sejam os mesmos que exaltavam tais conquistas num passado recente. Leia a nota:

Depois dos últimos acontecimentos presenciados nos mais diversos veículos de comunicação, venho externar minha perplexidade diante dos fatos, intenções e gestos produzidos em relação à gestão da saúde municipal e a minha postura enquanto gestora e militante do projeto político socialista.  

Desde a universidade venho semeando as bases de construção de um projeto que despersonalizasse a saúde pública e universalizasse o seu acesso, dialogando de forma participativa com os segmentos sociais envolvidos na construção coletiva do SUS.

Ao longo de muitas caminhadas e ousados desafios, assumimos a gestão municipal da capital em 2005. Nunca abrimos mão da priorização do usuário do SUS em detrimento dos interesses particulares e setoriais. Sempre legitimada pelo projeto político e seguindo todos os passos da consolidação deste novo modelo que rompeu paradigmas e trouxe resultados em curto espaço de tempo na organização da rede e na valorização dos(as) trabalhadores(as).

Conseguimos ampliar em 92% a cobertura dos PSFs, reduzir a mortalidade infantil e materna, aumentar em 76% o acesso aos exames e consultas especializadas; construímos mais de 50% das novas sedes do PSF, alem do investimento na valorização dos servidores através do ganho real e implantação do PCCR, alem das UTI’s Materna e Neo Natal na Maternidade Cândida Vargas e no Hospital Santa Isabel,  que são as mais modernas do Estado; 6 Farmácias populares e construção dos Hospitais de Mangabeira e Valentina

Diante do exposto, venho a público colocar minha indignação com as declarações de alguns militantes do PSB que sempre reconheceram e participaram dos avanços acima descritos. Por mero maniqueísmo político e por divergências externadas a respeito da condução política da tática eleitoral para 2012, não podemos desconhecer o passado, nem tampouco desmerecer o presente como alguns estão fazendo. A desagregação a que alguns se referem nos remete ao próprio processo equivocado da candidatura posta do PSB. Basta lembrar que em janeiro deste ano tínhamos um bloco coeso de mais de 15 partidos em torno do PSB. A que ou a quem se deve realmente esta desagregação?  

Por fim, como construtora, militante, gestora e cidadã deste processo torço para que o bom senso prevaleça e que tenhamos discernimento e maturidade suficiente para superarmos as dificuldades e reencontrarmos os caminhos do diálogo e das transformações que a sociedade espera.  

Saudações e Luta

Roseana Meira
Sec Municipal de Saúde