Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ricardo vai escolher o novo procurador-geral de Justiça até o dia 16 de agosto; lista tríplice foi definida nesta segunda

Procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, termina mandato este ano

 O próximo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), para o biênio 2013/2015, vai sair da lista tríplice composta pelos promotores de Justiça Bertrand Asfora, Ádrio Nobre e João Geraldo. Os nomes dos três mais votados dentre os quatro candidatos na disputa foram definidos nesta segunda-feira (29) em votação ocorrida, das 8h às 16h, nas dependências do Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa. MP enviará lista para que o governador defina o novo procurador até o dia 16 de agosto.

Bertrand Asfora registrou 142 votos (20,9%) em seu favor, sendo o mais votado. O segundo lugar ficou com Ádrio Nobre, com 124 votos (18,3%). Já o terceiro colocado, com 90 votos (13,3%), ficou com João Geraldo. Na quarta colocação ficou o promotor de Justiça João Arlindo, com 86 votos (12,7%). Dos 226 membros aptos a votar (19 procuradores e 207 promotores de Justiça), 214 compareceram à votação. Foram registradas 12 abstenções, um voto nulo e nenhum em branco.

A apuração dos votos teve início no mesmo local da votação, assim que ela foi encerrada às 16h. Quarenta minutos depois, a Comissão Eleitoral, presidida pelo procurador de Justiça Doriel Veloso já anunciava o resultado oficial do pleito. A partir de agora, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, tem três dias para encaminhar a lista tríplice ao governador Ricardo Coutinho (PSB), que por sua vez terá um prazo de 15 dias para apontar o nome do novo procurador-geral de Justiça do MPPB. Caso o governador não faça isso dentro desse prazo, automaticamente o mais votado é confirmado para a função.

“Só tenho a agradecer a confiança e o apoio dos companheiros, que sabem odo nosso pensamento para a melhoria cada vez mais da nossa instituição”, comemorou Bertrand Asfora. “É uma vitória da democracia no Ministério Público e só tenho a agradecer aos colegas”, apontou Ádrio Nobre. Já João Geraldo garantiu: “Fui um candidato independente e já me sinto vitorioso com o resultado”.

A eleição para a formação da lista lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), relativo ao biênio 2013/2015, teve início às 8h desta segunda-feira (29). Nos primeiros minutos de votação, já era grande a movimentação no auditório da PGJ. Quatro candidatos estavam na disputa para a lista tríplice: os promotores de Justiça João Arlindo, Ádrio Nobre, João Geraldo e Bertrand Asfora. E a Comissão Eleitoral, presidida por Doriel Veloso ainda era composta por outros dois membros: a procuradora de Justiça Vasti Cléa Marinho Costa Lopes (secretária da Comissão) e o promotor de Justiça Rogério Rodrigues Lucas de Oliveira.

MaisPB