Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ricardo e Romulo abrem as portas do Palácio para os prefeitos eleitos

O governador Ricardo Coutinho e o vice-governador Rômulo Gouveia se reuniram, na tarde desta sexta-feira (26), com 18 prefeitos e vice-prefeitos eleitos para firmar parcerias durante uma reunião no Palácio da Redenção. Pela manhã ele já havia se reunido com outros 35 prefeitos eleitos com o objetivo de tratar sobre projetos destinados aos municípios e fortalecer as alianças entre governo e municípios.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho deu as boas vindas aos prefeitos eleitos, reassumiu o compromisso com os 223 municípios, divulgou as obras em andamento e pediu aos gestores colaboração diante das perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

“Estamos vivendo tempos difíceis, mas é preciso ter criatividade e solidariedade para fazer com que o Estado, mesmo tendo menos dinheiro, avance mais. Depois das licitações em janeiro, teremos R$ 4 bilhões para investir em obras na Paraíba”, ressaltou.

Na oportunidade, o governador divulgou ações desenvolvidas nos municípios como o Programa do Leite, a entrega de 80 transportes escolares, a redução do analfabetismo e da mortalidade infantil, bem como investimentos do Pacto Pelo Desenvolvimento Social, Empreender – PB e FIDA.

Ricardo Coutinho informou que, por meio de audiências individuais e coletivas, vai receber os prefeitos eleitos para atender as demandas de cada município de acordo com suas necessidades. “Beneficiamos os municípios através do Pacto pelo Desenvolvimento Social, nas áreas de saúde e educação. Para o próximo ano, no final de janeiro, um novo edital será divulgado beneficiando outras áreas para que os prefeitos eleitos tenham tempo de avaliar as principais necessidades de cada município”, acrescentou.

Combate à seca – Em relação ao combate à seca que assola os municípios paraibanos, o governador destacou a adesão ao Seguro Safra em parceria com 183 municípios beneficiando diretamente 100 mil famílias que perderam suas lavouras. Além disso, destacou a limpeza das barreiras dos açudes, a perfuração de poços, a atuação do programa de carros pipas e a distribuição da palma para os animais.

“2013 será o ano das águas e para resolver os problemas hídricos da população já estamos investindo na construção de adutoras e canais como a de Acauã-Araçagi inaugurada recentemente”, frisou.

O vice-governador, Rômulo Gouveia, por sua vez, destacou a construção da malha rodoviária em todo o Estado e os investimentos da ordem de R$ 950 milhões. “Até o final do governo vamos ligar todas as cidades paraibanas. Já ligamos 54 cidades, entregamos mais sete e estamos com 12 obras em andamento. Faremos estradas que vão interligar todo o Cariri e outras áreas estratégicas essenciais para o desenvolvimento dos municípios”, enfatizou.

Ele ainda destacou a importância das ações em cada município. “Eu e o governador Ricardo Coutinho somos municipalistas, pois já fomos vereador e prefeito. Portanto, sabemos da importância de cada um. A diferença é que agora trabalhamos com ações macro e eles com as micro, que juntas são importantes para todo o Estado”, acrescentou.

Seminário – O governador Ricardo Coutinho aproveitou a oportunidade para divulgar um seminário destinado aos prefeitos e vice-prefeitos no mês de novembro, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Ministério da Integração, projetos Cooperar e Empreender-JP e Secretaria de Articulação Municipal, para orientá-los na administração pública e na aquisição de recursos.

A prefeita reeleita de Alagoinha, Alcione Beltrão, aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador as parcerias junto ao município por meio do Pacto pelo Desenvolvimento Social. “Conseguimos a construção de escolas, ginásio de esportes e aquisição de equipamentos para laboratório. Este é um governo de todos, que sempre realiza os convênios indistintamente e, por isso, sei que ele vai atender as novas reivindicações para o nosso município de construções habitacionais e novos investimentos na área de saúde”, disse.