Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

RICARDO CHAMA MARANHÃO DE MESQUINHO

  • por

Esse não é um momento ético para fazer isso. É uma coisa que não se faz nem com o pior inimigo”

COLETIVA_-SECRETARIOS_20101221_185557O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) confirmou, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (21) que não nomeou os secretários executivos da Administração e do Planejamento por uma questão de economia. Ele considerou o anúncio da nomeação de todos os concursados da saúde e dos agentes penitenciários feito pelo atual gestor José Maranhão (PMDB) uma tentativa de inviabilizar o seu governo futuro. A medida foi considerada, pelo socialista, um ato mesquinho e desrespeitoso.

“Esse não é um momento ético para fazer isso. É uma coisa que não se faz nem com o pior inimigo. O que ele está fazendo não é contra o futuro o governo é contra o povo. Maranhão está sendo mesquinho e desrespeitoso com a população. Ele teve tanto tempo para fazer isso e porque só agora, a nove dias do final do seu governo saíram essas nomeações”, declarou Ricardo Coutinho.

O governador eleito assegurou que a sua indignação pelo anúncio da nomeação dos concursados não é motivada pelo desejo de não contratá-los, mas porque essa medida pode acarretar no não pagamento dos salários dos novos servidores. “Não é porque eu não quero contratar esses concursados, mas é fundamental que eles entrem no governo com condições de receber seus salários. Mas, se eu não conseguir equilibrar as finanças do estado não vou conseguir pagar a ninguém”, ressaltou.

Ricardo Coutinho salientou que o problema do excesso de servidores e o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00) pode, inclusive, inviabilizar pleitos reivindicados junto ao governo federal. “Se a legislação não estiver sendo cumprida nós ficamos impedidos de fazer convênios e contratos e isso com certeza vai interferir e muito nos pleitos que serão levados ao governo federal”, explicou.

Conheça o perfil dos secretários


  • SEC-RUBENS_DE_AQUINO_LINS1_20101221_185838Secretário de Estado da Receita Rubens Aquino Lins

É natural de Guarabira (PB), formado em Engenharia Civil pela UFPB e em Ciência Contábeis pela UEPB. Possui Pós-graduação em Auditoria Fiscal-Contábil (UFPB). Rubens de Aquino atua como auditor fiscal tributário da Paraíba há 16 anos, antes disso, ele atuou como fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.

  • SEC-FRANCISCO_PETRONIO_DE_OLIVEIRA_20101221_190118Secretário Executivo da Receita Francisco Petrônio de Oliveira Rolim

Engenheiro Agrônomo  (UFESA-RN), graduando em Direito (FIP-PB), com Pós-graduação em Direito Fiscal e Tributário (UCAM-RJ) e em Auditoria Fiscal-Contábil (UEPB-CG). É natural de Sousa (PB) e há 13 anos atua como auditor fiscal tributário da Paraíba.

SEC-ARACILBA_ALVES_ROCHA1_20101221_190246Secretária de Estado das Finanças Aracilba Alves da Rocha

É engenheira civil, especialista em Gerenciamento de Empresas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão de Habitação Popular. Foi assessora da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo. Atuou como Superintendente Técnica da Empresa de Planejamento da Grande São Paulo (EMPLASA) e como Diretora Técnica da Secretaria de Participação e Descentralização do Governo de São Paulo. Nos últimos 20 anos, atuou em empresas paraibanas na área executiva. Foi Diretora de Recursos Humanos da Empresa de Telecomunicações da Paraíba (TELPA) e Diretora Presidente da Empresa de Saneamento da Paraíba (CAGEPA). Atuou como Superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTRANS). Em 2005, assumiu a Diretoria Administrativa da Eletrobrás e a Presidência do Conselho de Administração da CHESF, até maio de 2008. Atualmente presta consultoria à Prefeitura de João Pessoa.

SEC-BONIFACIO_ROCHA_20101221_190415Secretário Executivo das Finanças Bonifácio Rocha de Medeiros

É natural do município de Patos. Técnico em Contabilidade pelo Colégio Comercial Roberto Simonsen de Patos. Contador há 39 anos, foi Tesoureiro da Prefeitura de Patos e Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Patos. Também exerceu o cargo de vereador do município de Patos por dois mandatos. Atualmente ele é o Primeiro Suplente de Deputado Federal pelo PSB.

SEC-GUSTAVO_NOGUEIRA1_20101221_190534Secretário de Estado de Planejamento e Gestão Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira

É Mestre em Administração de Recursos Humanos, pela Universidade Federal da Paraíba, e Doutor em Administração na área de Conflito, Negociação e Decisão, pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui MBA em Planejamento de Marketing pela European University e Especialização em Qualidade e Produtividade pela UFPB. Graduado em Administração e Psicologia, Gustavo Nogueira é professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ex-Secretário de Administração do Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura Municipal de Campina Grande, além de Consultor de Organizações Públicas e Privadas. Em 2003, foi Presidente da Agência de Águas, Irrigação e Saneamento (AAGISA) do Estado da Paraíba e Presidente do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE/PB).

SEC-GILBERTO_CARNEIRO_20101221_190754Secretário de Estado da Administração Gilberto Carneiro da Gama

Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com especialização em Direito Público e professor de Direito do Unipê. É servidor concursado do Ministério Público do Estado da Paraíba desde 1993. Atuou com procurador-geral do município de João Pessoa no período de 2005 a 2008 e como secretário de Administração desde 2008.

SEC-LUZEMAR_DA_COSTA__20101221_190902Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado Luzemar da Costa Martins

É Bacharel em Física Estatística e Engenharia Civil. Especialista em Finanças Públicas e professor do Centro Universitário João Pessoa, de 1986 a 2001. Desde 1989, é professor do Curso de Especialização em Auditoria e Gestão Pública do IESP e Auditor de Contas Públicas do TCE/PB. De 1994 a 1996, foi Chefe da Assessoria Técnica do TCE/PB. Em 1997, assumiu o cargo de Diretor Executivo Geral do TCE/PB. Foi o Secretário de Finanças do Estado em 2003 e Secretário de Estado do Planejamento em 2004. De janeiro de 2005 a fevereiro de 2009, foi Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado. Atualmente, é Assessor Técnico da Presidência do TCE/PB.

SEC-VALTER_RODRIGUES_VIANA_20101221_191029Secretário Executivo da Controladoria Geral do Estado Valter Rodrigues Viana Júnior

Estudou no Instituto Tecnológico Aeroespacial (ITA), formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba e em Direito pelo Unipê. É especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (Unipê) e em Direito e Processo do Trabalho (Universidade Anhangüera/Uniderp). Atua como auditor fiscal do Estado desde 2006.

É natural de João Pessoa e graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi Assistente Jurídico do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJ/PB). Em 2004, exerceu o cargo de Analista Processual do Ministério Público da União. Atualmente exerce o cargo de Procurador do Estado da Paraíba.

PolíticaPB

Comente esta postagem

Não é possível comentar.