Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

REVISTA ” TURISMO” TRAZ INGÁ NA SUA CAPA

O ativista cultural Dennys Mota escala a pedra da serra velha
O ativista cultural Dennys Mota escala a pedra da serra velha

A revista Turismo do Jornalista Fernando Duarte , que é um das mais conceituados informativos do trade Turístico Paraibano, traz na capa de sua edição 285 manchete com os dizeres > INGA, UM NOVO TEMPO .Na pagina 13 da mesma edição a revista dedica uma pagina falando sobre a nova gestão , o Perfil do Prefeito Manoel da Lenha e o que se vem fazendo pelo turismo local.

Veja a reportagem na integra

Ingá

A nova gestão da cidade de Ingá vem fazendo jus ao seu slogan “Um Novo Tempo” e isso é visível por toda parte. Com a visão voltada para os maiores problemas da cidade a administração vem sendo atuante em todos os setores. O atual Prefeito, Manuel Batista Chaves Filho, o Manoel da Lenha, tem uma visão moderna e voltada para o turismo e cultura, dando assim total apoio a Secretaria de Turismo de Ingá para que possa desenvolver projetos que venham a atrair cada vez mais turistas de todas as categorias: cultural, religiosa, pedagógica, etc. A Secretaria de Turismo, através do seu secretário, Vavá da Luz, vem se empenhando ao máximo e começou os trabalhos antes mesmo do próprio início da gestão, fazendo propaganda na Rádio Tabajara e elaborando grandes projetos que visam aumentar e potencializar o turismo no município.
Além disso, é pretensão da secretaria de turismo de Ingá, juntamente com as secretarias das cidades vizinhas trazer o trem do Vale, que faria viagens mensais de Itabaiana a Ingá, com parada para visita obrigatória a Pedra do Ingá e forró na antiga estação ferroviária. Vavá da Luz também tem interesse em implantar o turismo rural e fomentar o turismo religioso. A cidade de Ingá é conhecida turisticamente desde a década de 60, quando a Pedra do Ingá começou a ser visitada, mas esta pequena cidade do agreste paraibano guarda belezas ainda desconhecidas de seus visitantes como é o caso da Serra Velha, ponto mais alto da região com aproximadamente 665 metros acima do nível do mar.
A Serra Velha é perfeita para a prática do ecoturismo e de esportes radicais como o Rapel. Na Serra Velha também o visitante poderá ter uma visão completa da região nos mirantes naturais, além de poderem fazer o camping. O cruzeiro de Pontina também é outro local bastante visitado, fica a 15 km do centro da cidade, no distrito de Pontina, onde o turista vai encontrar o labirinto, um tipo de renda trazida ao Brasil pelos europeus.
Além disso, também poderá acompanhar todo o processo de fabricação, que é completamente artesanal. Partindo de Pontina o visitante também poderá conhecer o quilombo de Pedra D´àgua, um pequeno vilarejo escondido em meio às serras no fundo de um vale, onde moram remanescentes de escravos. O local já foi reconhecido por sua relevante importância cultural e anualmente, acontecem encontros e festejos na comunidade para celebrar os costumes que ainda permanecem vivos até os dias atuais. Venha conhecer Ingá e dê um mergulho no passado, venha conhecer um pouco da história desse pequeno município que vai encantar você. Cultura, passado, aventura, tudo isso você encontra aqui. Agende sua visita através dos e-mails: [email protected] ou [email protected] ou ainda pelos fones: (83) 9145-9418 / 9646-3394 (Dennis Mota – Guia) Walter Mário da Luz – Secretário de Turismo.