Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

REPÓRTER JUNINO: São João de Ingá agita os forrozeiros da região (Por Thais Mendonça)

O são João de Ingá levou milhares de pessoas a dançar muito forró neste final de semana. Começando pelos bairros e tendo o seu encerramento no centro da cidade, Ingá teve uma das maiores festas juninas já realizadas em sua história. Além disso, com a iniciativa da secretaria de turismo, promoveu a volta do “Forró da Pedra”, evento realizado nas Itacoatiaras, patrimônio histórico da cidade que há mais de oito anos não acontecia.

Com uma grande produção, a cidade ficou toda ornamentada em clima junino. Além das sinalizações, a construção de portais na chegada passava informações sobre as atrações de todo o evento.

Na tarde deste domingo (23), O Sítio Arqueológico da Pedra Lavrada foi tomado por centenas de forrozeiros, que além de conhecer a beleza natural de Ingá, dançaram ao som de muito forró pé-de-serra. Os visitantes também puderam adquirir produtos artesanais que estavam sendo vendidos no local.

 

Walter Mario da Luz- Secretário de Turismo de IngáWalter Mario da Luz- Secretário de Turismo de Ingá

Para o Secretário de turismo, Walter Mario da Luz, mais conhecido como Vavá da Luz, a volta deste evento é uma grande oportunidade de divulgar a cidade para fora do país. “Tentamos diferenciar as Itacoatiaras do São João, então trouxemos a festa para fora do parque e estamos muito contentes porque está sendo um grande sucesso, além de movimentar o comércio. Temos que investir mais no turismo para que esta indústria funcione na nossa cidade”, afirmou. 

Vavá da Luz também falou sobre os planos para o próximo ano que tem como foco maior a realização de um grande projeto. “Ano que vem estarei trazendo o “Trem do Vale”, que é o trem que vai vir da cidade de Itabaiana até o Ingá, com forrozeiros e etc. Vai chegar até a estação, e daqui vão ser locomovidos por ônibus ou trenzinhos”, destacou.

Durante os shows realizados numa grande estrutura em praça pública nas noites de sábado (22) e domingo (23), os forrozeiros lotaram as ruas do centro da cidade para ver as apresentações das quadrilhas e dos shows. Também tinha as ilhas de forró na Praça central Antenor Navarro, onde se apresentaram mais trios de forró, valorizando assim os artistas da terra.

O prefeito, Manoel da Lenha, foi bastante elogiado pela população ingaense e visitantes pela estrutura da festa e por trazer de volta, ainda melhor elaborado, o “Forró da Pedra”, uma grande porta de desenvolvimento para a cidade, onde reúne turismo, economia e cultura. Paula que reside no Rio de Janeiro e veio visitar a família na cidade, aproveitou os festejos. “Para mim foi muito bom voltar a minha terra e participar de um evento desse porte, realmente a cidade está de parabéns, tenho orgulho de ter saído daqui” afirmou.

 

Pedras ItacoatiarasPedras Itacoatiaras

O São João de Ingá recebeu o nome temático de “Forró lenha na fogueira”, percorrendo os distritos de Pontina e Chã dos Pereiras, por todos os bairros e pelas Itacoatiaras até chegar ao centro da cidade, tendo duração de 15 dias de festas. Apresentaram-se atrações como Os 3 do Nordeste, a cantora Rita de Cássia, Banda Styllus e Nagibe, levando a massa forrozeira a se divertir dançando muito forró. O encerramento aconteceu na tarde desta segunda-feira (24) no Sítio Arqueológico das Itacoatiaras de Ingá com mais forró pé-de-serra.

Edição: Lucineide Farias
Fotos: Ivan Andrey
Foto de capa: ingacidade.com