Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

RELIGIÃO: FÉ OU MAIS UMA FORMA DE ENGANAR A POPULAÇÃO? ( Prof. Marciano Dantas)

Estamos notando nas últimas décadas, um grande crescimento no número de igrejas espalhadas, não só pelo Brasil como também pelo mundo. As pessoas, em busca de resolver seus problemas, se apegam na fé e procuram uma Igreja para tentar livrar esses problemas. Porém, aproveitando da fraqueza dessas pessoas, muitos dos chefes religiosos conseguem ludibriar a mente dos fieis e passam a acumular riquezas por meio da religião.

 

   Em Levítico 7, 5-6, diz o seguinte: “Segundo a Lei de Moisés, os descendentes de Levi, que se tornam sacerdotes, devem cobrar o dízimo do povo, isto é, dos seus irmãos, embora estes também sejam descendentes de Abraão. Melquisedec, porém, que não era descendente de Levi, cobrou de Abraão a décima parte e abençoou aquele que havia recebido as promessas de Deus”.

   Aproveitando as partes bíblicas que falam do dízimo, alguns chefes das suas respectivas Igrejas extrapolam na cobrança dos seus fieis e muitos deles estão acumulando riquezas em nome da fé. Igrejas são construídas com todo o luxo possível, parecem palácios, pois para eles quanto maior for o templo mais elas atraem fieis. Lembremos que o Filho de Deus veio ao mundo, não com luxuosidade, e sim com simplicidade, pois nasceu numa manjedoura, onde nem colchão para amenizar o descanso do Menino Jesus tinha. Realmente precisamos pagar o dízimo, pois a Igreja necessita de dinheiro para custear suas despesas. Mas o que vemos hoje é uma superexploração por parte de alguns donos de Igreja. Tem pessoas que usam a palavra de Deus para enganar os fieis e acumular riquezas aqui na Terra. Alguns desses “religiosos” estão entre as pessoas mais ricas do país, sendo dono de grandes latifúndios, emissoras de televisão e rádios e milhares de templos espalhados, não só pelo Brasil, mas também pelo mundo. Sem contar que as Igrejas não pagam imposto, pois são consideradas entidades filantrópicas.

   Há também àqueles que se dizem ser o “Enviado de Deus”, que curam apenas com o seu suor ou até mesmo olhando para as pessoas. Em face disso há uma passagem da Bíblia que diz: “Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes” (Mt. 7,15). Há outro trecho que diz: “Porque vão aparecer falsos messias e falsos profetas, que farão grandes sinais e prodígios, a ponto de enganar até mesmo os eleitos, se fosse possível” (Mt. 24,24). Ou seja, tentam atrair os fieis com promessas mirabolantes, mas por trás desejam apenas os bens materiais dos seus fieis.

   Portanto, se alguém precisar de Deus, busque ele por si mesmo, e não por esses falsos profetas, pois a fé remove montanhas, e não a palavra de enganadores.

Professor Marciano Dantas, Natal / RN.