Rede social foi substituída pelo Google Plus em 2014, mas ainda mantém arquivo com comunidades, fotos, depoimentos e scraps dos usuários
Após manter um histórico em seus domínios por um bom tempo, o Google deve dar fim à possibilidade de salvar dados do Orkut. De acordo com a empresa, os usuários tem até esta sexta-feira (30) para recuperar fotos, depoimentos e scraps da rede social. Criada em 2004, a plataforma ficou no ar durante dez anos, quando deu lugar ao Google Plus, que surgia como um potencial concorrente para o Facebook.
A plataforma não ganhou a popularidade esperada e deixou usuários do Orkut com saudades. Para recuperar o que havia no seu perfil, utilize o Google Takeout e siga os passos abaixo. O processo permite excluir publicações ou fazer denúncias sobre conteúdos inadequados nas comunidades arquivadas.
1) Acesse o site do Google Takeout
Faça login com a conta do Google que você usava na rede social. A página exibirá os produtos do Google que liberam o download de uma cópia de informações pessoais.
2) Desmarque todos os serviços do Google e marque apenas a caixa do Orkut
3) Clique no botão “Próxima” no final da página para o Google começar o processo de backup
4) Na tela seguinte, escolha o tipo de arquivo
A página permite realizar o download de um arquivo em .zip ou salvá-lo na nuvem por meio do Google Drive.
5) Clique em “Criar”
Em seguida, o Google vai iniciar a compactação do arquivo e, assim que o processo terminar, um botão de download ficará visível no lado esquerdo. O arquivo também será enviado por e-mail.
Alternativas
Outra opção para recuperar arquivos é abrir o Google Takeout, marcar apenas a rede social, clicar na pastinha preta ao lado do nome da rede social e ir para a página de “Ajuda do Orkut”, onde é possível acessar outras opções, como excluir postagens de comunidades e fazer denúncias sobre conteúdos inapropriados, além da opção de salvar fotos, scraps e depoimentos.
LEIA MAIS: Nova rede social, Hello se inspira em recursos de Orkut e Facebook
A área exibe um comunicado infromando que a rede social foi encerrada em 30 de setembro de 2014 e os usuários podem tomar três medidas. A primeira opção é excluir todas as suas postagens das comunidades. Para isso, remova a plataforma de sua conta do Google. Se decidir fazer isso, lembre-se antes de pegar as fotos, caso queira.
A segunda opção é denunciar algo no arquivo de comunidades: abusos ou violações de direitos autorais ou outros aspectos legais.
A última e terceira opção é salvar suas fotos, scraps e depoimentos do Orkut usando o Google Takeout até setembro de 2016.
Fonte: Tecnologia – iG @ http://tecnologia.ig.com.br/2016-09-28/orkut-salvar-dados.html