Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

QUE SAUDADE DOS ANTIGOS CARNAVAIS (Prof. Marcos Bacalháo)

  • por

Carnaval vem do latim carnelevament, depois modificado em carnevale. Este período era marcado pele “adeus `carne” ou “carne vale”dando origem ao termo carnaval.

           

Quando eu era jovem,(ponha tempo nisso) a União Recreativa Ingaense depois União Cultural Ingaense  e o América Futebol Clube ambos situados na Praça Antenor Navarro, promoviam bailes a partir do sábado até a quarta-feira de cinzas (5:00 h ) incluindo duas matinês  (domingo e terça-feira)

            O opção eram as fantasias de luxo obviamente, de tal maneira que era um tal de desfilar de toureiro, de Cleópatra, de centurião e de quantas outras vestimentas. Era um espetáculo de carnaval!  Na frente  dos clubes ali na Praça Antenor Navarro, erguia-se uma passarela  que ia desde a calçada até a entrada do salão.

            Meu saudoso pai (Caçula) reunia toda a família, comprava as fantasias e levava toda turma para brincar a folia de momo.  Lembro-me muito bem, deveria ter uns dez anos de idade, onde ficávamos eu e outros filhos de sócios proprietários como: Zé Paulo,Antonio Zomim,Tibúrcio  Valeriano, Elino Torquarto, Severino Tavares, Zé Grande, Nilson Dantas  e outros, sentados no muro do clube porque não podíamos entrar.

            Lembro-me também do meu pai juntamente com Zé Paulo tomando aquela cerveja genuinamente gelada nos tonés de ferro com gelo e pó de serra, e a molecada tomando Grapete e Baré-Cola.

            Na minha adolescência , presenciei os desfiles dos primeiros blocos carnavalescos organizados por Sr. Acurso e Mário Boi e um bloco que vinha da Estação Ferroviária comandada pelo Sr. Oliveira.

            O carnaval de antigamente era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e buscas incessantes dos prazeres. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo carnavalesco pelas ruas tradicionais do Ingá.

            Naquela época brincava-se carnaval com confetes, serpentinas e lança-perfume e tudo que tinha direito sem abusar e nem ser abusado. As marchas preferidas da época eram Ô Abre-Alas – Mamãe eu Quero – Vassourinha – Quem parte leva saudade

 e outras.  Que Saudade ! Que tempo bom !

 

 

                                                        Ingá, fevereiro 2013