Pular para o conteúdo

QUE PENA : Brasil é só o 97º no ranking de crescimento

Brasil é só o 97º no ranking de crescimento

O governo brasileiro reduz gradativamente as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) desde o início do ano. As apostas já estão em 3,5%. Recentemente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também revisou para baixo as perspectivas de desempenho da maioria das economias. Para o órgão, o Brasil deverá crescer 3,8%, o que será a 97.ª alta entre 183 nações. No ano passado, o PIB de 7,5% garantiu ao País uma posição bem melhor nesse “ranking de crescimento”: o 31.° lugar.

No recorte realizado com países integrantes do G-20, o Brasil melhora de posição. Entre as principais economias do mundo, a brasileira terá o nono maior crescimento, junto com o México. A China lidera com um PIB de 9,5% e será seguida por Argentina (8%) e Índia (7,5%). No ranking global, estão na frente do Brasil alguns países com economias pouco maduras e, por isso, com mais facilidade para crescer.

O PIB mais alto este ano deverá ser o do Catar (18,7%). Na sequência, estarão Gana (13,5%) e Mongólia (11,5%). No início do ano, a expectativa do governo brasileiro era de um crescimento de 5%. Havia até a aposta de que o PIB de 2011 seria o pior da gestão Dilma Rousseff. O Ministério da Fazenda previa um crescimento de 5,5% em 2012 e de 6,5% para os anos de 2013 e 2014.

Estadão