Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PSB Nacional inclui apoio do PT em JP como prioridade na troca do apoio a Haddad em São Paulo

Uma reunião no Rio de Janeiro entre quatro dirigentes da política nacional – dois dele do PT e dois do PSB –, realizada ontem à noite, coloca sob ameaça o projeto de Rodrigo Soares e companhia em manter a candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa.

Na pauta da reunião entre Rui Falcão, presidente nacional do PT, e Paulo Fratesch, secretário geral petista, com Roberto Amaral, vice-presidente do PSB Nacional, e Carlos Siqueira, secretário geral do partido, a troca de apoios entre as duas legendas nas capitais brasileiras com vistas às eleições de 2012. 

Como prato principal, claro, o desejo do PT em ter o apoio do PSB à candidatura do ex-ministro Fernando Haddad a prefeito de São Paulo. Como sobremesa, as recompensas exigidas pelo PSB nas demais cidades. Entre elas, segundo apurou o blog, João Pessoa, que passa a incluir a lista de prioridades dos socialistas em troca do apoio do PSB ao PT em São Paulo.

A tese, se confirmada, virá como forma de tsunami para Paraíba, engolindo a candidatura de Luciano Cartaxo em questão de segundos. Ao incluir o apoio do PT ao PSB em João Pessoa, os socialistas, além do critério da compensação pelo apoio em São Paulo, alegam a (atual ) falta de densidade eleitoral da candidatura de Cartaxo.

Acham , inclusive, que, por causa disso, estão até pedindo pouco.

“É como trocar uma Ferrari num fusquinha”, disse um socialista que teve informações a respeito das conversações nacionais.

Com isso, o PT iria poder formalmente compor a chapa de Estelizabel Bezerra, fortalecendo as pretensões socialistas na disputa municipal.

Quem conhece um pouquinho de articulação política nacional sabe que, em nome de uma composição maior, os pequenos são sempre sacrificados.

No dizer de um observador da cena política atual, o PT Nacional, pra vencer em São Paulo, tiraria sorrindo a candidatura de Cartaxo.

Blog do Luís Tôrres