Pular para o conteúdo

Projeto de qualificação inclui 189 empresas turísticas da PB

Durante a solenidade de lançamento, governador disse que Estado está em busca de potencializar diferenciais


Mais de 2,5 mil profissionais e empreendedores do ‘trade’ turístico do Litoral Norte e Sul da Paraíba, oriundos de 180 empresas, serão capacitados para oferecerem serviços com ‘excelência em atendimento’. A iniciativa faz parte do Projeto de Qualificação do Setor do Turismo que foi lançado ontem – na sede da Agência Paraibana de Turismo (PBTur) – pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae-PB e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB/Sesc/Senac).

Ao todo, o Projeto disponibilizará 38 cursos nos mais variados segmentos, entre os quais estão a capacitação para guias de turismo, atendimento em bares e restaurantes, roteiros no turismo náutico, gestão hoteleira, acessibilidade e todos os tipos de qualificação no ramo da gastronomia. As aulas de alguns destes, de acordo com o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano, começam a partir de já.

“Já temos algumas turmas formadas e aqueles que também quiserem participar dos cursos devem procurar o Sebrae, a Fecomércio, a secretaria de Turismo do Estado. Este foi um projeto pensado em conjunto – inclusive com diálogo com o empresariado – para que pudéssemos, de fato, capacitar essa mão de obra”, comentou o secretário.

Durante a solenidade de lançamento ontem, o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), afirmou que a Paraíba esteve atrás dos demais estados do Nordeste no quesito ‘turismo’, mas que agora está em busca de potencializar diferenciais.

“Esta é uma atividade muito competitiva e é preciso que se encontre meios para se destacar dentro dela. Belas praias, serras e uma paisagem bonita todo mundo tem, mas é preciso que a Paraíba fidelize o seu turista, que promova o acolhimento deste através do bom atendimento. É fundamental que qualifiquemos nossos colaboradores e criemos uma referência neste sentido. É este o salto que precisamos dar”, disse.

CAMPINA GRANDE
O secretário Renato Feliciano adiantou que a segunda fase do projeto, voltada para os profissionais de Campina Grande, já está em fase de negociação e deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano.

“Temos em vista que, no próximo ano, teremos a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no período do Maior São João do Mundo. Por isso, é preciso a qualificação para receber bem os turistas e aproveitar esse legado que o evento deixará. A ideia é fazer com que Campina Grande fique cada vez mais conhecida como um dos roteiros brasileiros onde o turista é bem atendido”, disse. O segundo convênio de capacitação vai contar também com o apoio da Prefeitura de Campina Grande.