Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PROGRAMAS SOCIAIS (BOLSA ESCOLA, BOLSA FAMÍLIA) – ACABAR, AMPLIAR OU REFORMAR? (Marciano Dantas)

      O Governo Federal, objetivando diminuir a miséria existente no país, criou há alguns anos atrás, os programas sociais, como o Bolsa Escola e o Bolsa Família. Esses programas, contribuíram para melhorar a renda do brasileiro e, consequentemente, houve uma melhora na qualidade de vida.

      Porém, há muitos questionamentos acerca desses programas. Um deles refere-se aos investimentos que o governo destina, pois milhares de famílias recebem esse benefício sem precisar fazer nenhum esforço, ajudando a aumentar o número de pessoas ociosas no país. Há também casos em que os beneficiados usam o dinheiro para consumir bebidas ou cigarros, além da corrupção existente, onde pessoas que não necessitam desses benefícos, estão inscritas pela força da política.

      Porém, é necessário fazer algumas modificações. No Bolsa Escola, para ter direito, o aluno necessita apenas frequentar a escola, quando o certo deveria haver critérios mais rigorosos. Há muitos alunos que vão para as aulas sem nenhum interesse e acabam se tornando um verdadeiro terror para os professores, alunos e funcionários da escola. Se houvesse uma regra rígida, como por exemplo, o aluno que tiver nota baixa ou comportamento inadequado em sala de aula, o mesmo deveria ser excluído do programa, pois assim, haveria um maior esforço dos alunos e melhoraria o nível de escolaridade do país.

      Apesar desses contratempos, os programas sociais contribuíram para mudar a toda a estrutura das pequenas e médias cidades interioranas. Hoje, nas cidades, o comércio está mais equipado. Pequenos mercadinhos já estão automatizados, há uma maior diversidade de mercadorias, coisa que há alguns anos atrás era impossível de acontecer. São esses os principais fatores positivos dos programas sociais, contribuindo para gerar emprego e renda, mesmo para aqueles que não recebem esses benefícios.

Professor Marciano Dantas – Natal/RN

Não é possível comentar.