Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Professores do Vale do Paraíba apresentam trabalho em evento cientifico

 

vale 

            Os professores Saulo José Veloso de Andrade e Adriano Roberto do Nascimento, docentes da Rede Publica de Ensino de São José dos Ramos/PB, estiveram participando nos últimos dias 7 e 8 do IV Encontro da ANPAE no Campus I da UFPB em João Pessoa. O encontro teve como tema principal: Qualidade do ensino: Desafios da politica e da gestão. Durante os dois dias aconteceram várias mesas redondas abordando as mais variadas nuanças da educação brasileira.

 

 

            Durante os dois dias professores, estudantes e pesquisadores tiveram a oportunidade de refletir, sobre os desafios da educação, um dos temas mais abordados foi o Plano Nacional de Educação – PNE, o qual já está em atraso a quase três anos, sob está ausência os palestrantes teceram inúmeras criticas a ineficácia do Estado Brasileiro, também foram discutidos aspectos inerentes a formação dos gestores.

            Além de participarem das mesas temáticas do evento, os professores Saulo José e Adriano Roberto, tiveram dois trabalhos selecionados pela comissão cientifica do evento. Os trabalhos foram fruto das ações desenvolvidas em sala de aula no âmbito da Escola Municipal José Francisco da Costa em São José dos Ramos/PB. Os trabalhos versaram sobre a questão das drogas e do lixo, temas de grande relevância social. A necessidade da realização do trabalho sobre as drogas  surgiu após a realização do Curso de Combate as Drogas, ofertado aos docentes da referida unidade educacional pela SENAD/UNB. Já o trabalho sobre o lixo, foi gestado a partir de inferências dos próprios discentes, que tiveram oportunidade de visitar o lixão da cidade e compreender todo o processo de coleta do mesmo.

 

                                    vale1

            O trabalho sobre o lixo, resultou em um pequeno vídeo, usado em sala de aula. Entretanto o mesmo tomou dimensão ainda maior, sendo usado como peça educomunicativa, durante a IV Conferencia Infanto Juvenil do Meio Ambiente da Escola Municipal Iraci Rodrigues na cidade de Mogeiro/PB, no ultimo mês de agosto.

 

                                                        vale2

            “O importante de um evento como esse, é que ele fortalece a nossa formação continuada, além de propiciar um dialogo singular entre a escola básica e a universidade, oportunizando a visibilidade das ações e construções coletivas que existem naquele espaço, e que jamais devem ficar somente ali, pois são ações significativas que precisam tomar seu espaço no seio da sociedade’, pontuou o professor Saulo José Veloso.

            O evento contou com mais de 230 participantes, tendo superado as expectativas. Sobre o evento, destacou o professor Adriano Roberto, “ eventos como esse são de suma importância para a formação, além de propiciar discussões nos permite mostrar a cara da escola, trazendo os trabalhos desenvolvidos nela, compartilhando assim as nossas praticas docentes”.

 vale3