Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PROFESSOR MARCIANO DANTAS EM : O temor da ocorrência de Tsunamis no Brasil

Recentemente, a costa do oceano Atlântico, próximo ao Brasil, tem sido atingido por uma série de terremotos, sendo que o no dia 15 de maio de 2011, ocorreu um terremoto com magnitude 6 na escala Richter, uma das escalas que mede a intensidade dos terremotos. O terremoto ocorreu a 878 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.276 quilômetros de Natal, tendo seu epicentro a 10 quilômetros abaixo do nível do mar.

Diante disso, houve um temor muito grande da possibilidade da ocorrência de tsunami. Tsunamis (ondas de porto em japonês) ou maremoto (do latim: mare, mar + motus = movimento), é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de água. Tsunamis ocorrem com frequência no oceano Pacífico, devido nesse oceano está o Círculo de Fogo do Pacífico ou Anel de Fogo do Pacífico, devido nele ocorrer muitos terremotos e vulcões por causa dos constantes movimentos das placas tectônicas.

As causas de um tsunami pode ser terremotos, erupções vulcânicas, explosões submarinas, deslizamentos de terra, queda de um grande meteorito no oceano, dentre outros fatores. Um tsunami gerado por terremotos ocorrem quando os limites das placas tectônicas convergentes ou destrutivas movem-se abruptamente e deslocam-se verticalmente a agua sobrejacente. Os tsunamis têm uma pequena amplitude em alto mar e um comprimento de onda muito longo, sendo por isso que geralmente passam despercebidos no mar. Porém, quando atingem as águas mais rasas, as ondas provocadas pelos tsunamis vão aumentando de tamanho, podendo a chegar à ondas gigantescas.

Momentos antes de elevar-se e atingir catastroficamente a costa, o tsunami provoca um rebaixamento do nível do mar que recua significativamente, o que pode servir de aviso silencioso para a população procurar rapidamente fugir para áreas elevadas.

No caso do Brasil, os tsunamis são muito difíceis de ocorrer, por alguns motivos: um tsunami só pode ser provocado quando a intensidade do terremoto for superior  a 7 graus na escala Richter e em falhas geológicas; o Brasil encontra-se no centro da placa Sul-Americana; a placa Sul-Americana no Atlântico, é do tipo divergente, ou seja, de afastamento em relação à placa Africana, por isso é muito pouco provável que o choque entre essas placas provocarem terremotos.

Portanto, para ocorrer um tsunami no Brasil, é mais provável pelos outros fatores, principalmente pela queda de um meteorito. Mas, para se prevenir, se algum dia alguém estiver curtindo alguma bela praia no Brasil e se de repente as águas do mar recuarem rapidamente, procurem abrigo o quanto antes.

Professor Marciano Dantas – Natal/RN.