Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PROFESSOR MARCIANO DANTAS EM :África: o continente do futuro

  • por

No século XIX, a Revolução Industrial avançava na Europa. Com o desenvolvimento das máquinas, a produção era cada vez mais acelerada e, os produtores, necessitavam de mercados consumidores e fornecedores cada vez maiores.

Assim, manteve-se o interesse das potências europeias pela África. Os vastos recursos naturais do continente, como metais e solos férteis, passaram a ser ainda mais cobiçados. Iniciou-se então, uma verdadeira corrida de exércitos europeus para a África, fato que acirrou as rivalidades entre as potências europeias. Temendo um grande conflito, os líderes europeus passaram a buscar um entendimento para dividir a África entre eles.

Essa divisão do continente africano, foi o grande responsável pela miséria pela qual passa o continente hoje, pois provocou a desestruturação da economia africana.

Após a Segunda Guerra Mundial, as colônias africanas começaram o processo de descolonização. O fortalecimento do nacionalismo em prol do processo de independência, levou àquele momento a uma união das tribos ou etnias. Porém, essa união durou pouco. Com a independência, essas tribos que se uniram para promover a independência dos países, queriam assumir o poder politico, mas as que ficavam fora do poder não admitiam ser governadas por outras tribos. Isso levou a inúmeros conflitos internos no continente, provocando a morte de milhões de pessoas, além de gerar fome e desigualdade social.

Com o processo de globalização e de reestruturação das economias, o continente africano que ficou marginalizado por vários séculos, passou a ter esperança em se transformar numa grande potência econômica mundial.

Essa esperança em um grande crescimento econômico, é decorrente das suas riquezas. A África é o continente que possui as maiores reservas mundiais de minerais metálicos, como o ouro, diamante, cobre, zinco, dentre outros. O continente possui grandes reservas de petróleo e gás natural, fosfato, urânio etc. É grande produtor de alimentos, possui uma grande população, além de ser o continente com o maior número de países. A África do Sul, é um dos países emergentes que teve um grande crescimento econômico nos últimos anos.

A África vem recebendo um grande investimento financeiro por parte de países como os Estados Unidos, a China, a União Europeia e o Japão.

Para melhorar o convívio entre os países africanos, foi criada a União Africana, que reúne todos os países africanos e tem como objetivos criar um parlamento e uma corte de justiça visando a integração politica do continente, com a abolição das fronteiras e um  banco central africano que possibilite sua integração econômica e monetária.

A perspectiva de aumento do preço dos alimentos, afetará o mundo todo, porém, a África poderá ser beneficiada, por ser grande fornecedora de produtos primários.

São esses e outros fatores que fazem com que o continente africano possa ser a grande potência econômica do futuro.

Professor Marciano Dantas. Natal/RN