Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PROF. MARCIANO DANTAS EM : O Temor da inflação

O TEMOR DA VOLTA DA INFLAÇÃO

Nas décadas de 1970 e 1980, o brasileiro era sacrificado com a alta inflação. Quando as pessoas chegavam ao supermercado de manhã encontravam os produtos com um preço e a tarde o preço já era outro.

No final da década de 1980, na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, foi realizada a Conferência de Washington, onde ficou estabelecido que os governos teriam que adotarem a prática do neoliberalismo, doutrina político-econômica que tem como objetivos: diminuir a participação do Estado na economia, reduzir os gastos governamentais, promover a abertura econômica, diminuir os impostos, eliminar as restrições à entrada do capital estrangeiro, privatizar as empresas estatais, desregulamentar a economia, dentre outros.

Os neoliberais apontavam o keynesianismo (organização político-econômica fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia, com o objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego), como o responsável pelas crises econômicas, e denunciaram a inflação como resultado do aumento da oferta de moeda pelos bancos centrais.

Com a adoção do neoliberalismo, houve um maior controle da inflação. Porém, com o processo de globalização, as economias ficam cada vez mais vulneráveis, pois com a velocidade das informações, via Internet, qualquer problema que ocorra no mundo, pode ser um pretexto para gerar crises. Um exemplo disso foi a queda da Bolsa de Valores de Hong Kong, em 2007, que provocou um temor no mundo inteiro.

Outro fator que pode provocar a volta da inflação é a instabilidade no preço do petróleo, que atualmente está sendo provocado pelos conflitos civis em grande parte dos países árabes, que são os maiores produtores desse precioso liquido.

As catástrofes naturais, que estão ocorrendo com maior intensidade, é outro fator que pode estimular a volta da inflação, pois atinge várias regiões do globo, onde muitas delas são grandes produtoras de alimentos. Um exemplo disso foi as enchentes ocorridas no Sul e Sudeste do país, que afetaram a produção agrícola e elevou o preço de alguns produtos.

Os governantes têm que criarem mecanismos para controlar a inflação, pois com a inflação alta, todos perdem, pois diminui o poder de compra e a qualidade de vida da população em geral.

Professor Marciano Dantas – Natal/RN.