Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PROF. MARCIANO DANTAS EM : A importância da agricultura Familiar

A maior parte dos alimentos produzidos no mundo ocorre nos países subdesenvolvidos. Porém, apesar de ser os maiores produtores de gêneros alimentícios, grande parte da população desses países passa fome. Isso ocorre porque grande parte dessa produção é destinada à exploração.

O modelo de colonização que foi imposto pelos colonizadores, é o grande responsável por essa mazela. Durante o período da colonização, os colonizadores distribuíram as terras às pessoas influentes da Metrópole e, para recompensar o ganho dessas terras, os mesmos teriam que produzir exclusivamente de acordo com os interesses da Metrópole, e esse sistema continua até os dias de hoje.

As melhores terras servem para produzir produtos como o milho e a soja em grande escala, onde essa produção é toda mecanizada, com sementes selecionadas, tratores e colheitadeiras, pessoal altamente qualificado, entre outros, o que lhes confere uma elevada produtividade. Sem contar nos latifúndios improdutivos, que só servem para a especulação territorial.

A maior parte da produção destinada à abastecer o mercado interno dos países subdesenvolvidos vem, em grande parte das pequenas e médias propriedades, no modelo de subsistência ou da agricultura familiar.

Com a crise generalizada no mundo decorrente das catástrofes naturais ou de crises econômicas, o preço dos alimentos vem sofrendo uma elevação, o que contribui para aumentar a fome, especialmente nos países pobres.

Daí, a importância dos governos investirem na agricultura familiar, pois é ela que poderá salvar os países, especialmente os pobres, de uma catástrofe cada vez maior.

Professor Marciano Dantas – Natal/RN