Procurador-geral de Justiça da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto toma posse e destaca trabalho, diálogo e construção
Fonte: ConexaoPB
O procurador-geral de Justiça da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto, foi empossado às 18h14 desta quarta-feira (30) para o segundo mandato consecutivo, sendo reconduzido ao cargo para o próximo biênio. A solenidade aconteceu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa. (confira o vídeo abaixo)
O atual chefe do MPPB foi o mais votado na eleição para a formação da lista tríplice, ocorrida no dia 31 de julho, tendo obtido 203 votos, o que corresponde à escolha de 94% dos membros votantes. No dia 3 de agosto, Antônio Hortêncio foi nomeado pelo governador João Azevêdo, a partir da lista tríplice.
Antônio Hortêncio Rocha Neto foi elogiado por autoridades que discursaram e também fez um pronunciamento após ser empossado para a nova gestão no cargo de procurador-geral de Justiça da Paraíba. Confira um trecho:
“Sem humanização a construção é vazia. Sempre nos preocupamos com a dignidade das pessoas, seja com nosso corpo funcional, com os agentes externos com os quais nos relacionamos, seja com o público em geral. E, para construir, tivemos que dialogar bastante e intensamente. Não existe sem diálogo nem trabalho.
Nos últimos dois anos trabalhamos, dialogamos e construímos muito com dedicação extrema, paciência e resiliência. Nos doamos por completo ao Ministério Público da Paraíba, essa instituição que amamos, que faz parte da nossa vida e a qual temos a honra de integrar. E pelo desejo de continuar realizando decidimos nos candidatar mais uma vez. Na busca pela recondução, discutimos com a classe, de forma aberta e sincera, não só sobre o que tínhamos conseguido concretizar, mas também pelo que pretendíamos fazer nos próximos dois anos.
No dia 31 de julho deste ano, tivemos a grata felicidade de vermos, pela segunda vez, o nosso nome encabeçando a lista tríplice. Alegria essa, que se tornou plena, com a nomeação efetivada pelo governador João Azevêdo. A votação que nos foi atribuída nos deixou deveras agradecido e emocionado, mas nos trouxe uma responsabilidade ainda maior pela expectativa criada por toda uma categoria para o próximo biênio. Que essa obrigação de fazer mais nos sirva de incentivo e força para continuarmos trabalhando, dialogando e construindo para o bem comum.”
Perfil
Antônio Hortêncio tem 47 anos, é natural de João Pessoa e ingressou no MPPB em 2 de maio de 2000. É o 7º promotor de Justiça de João Pessoa, com atribuições na área criminal. Atualmente, ocupa o cargo de procurador-geral de Justiça. Ao longo da carreira, atuou nas promotorias de Justiça de Sumé, Prata, Monteiro, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa. Foi assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (2003, 2005-2007 e 2009-2011) e promotor-corregedor da Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba (2011-2015). Entre 2017 e 2021, ocupou os cargos de secretário-geral do MPPB e secretário do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).
Autoridades participaram da posse
A cerimônia teve a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, do prefeito Cícero Lucena, da presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Fátima Maranhão e do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz. Estiveram presentes também o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, deputados estaduais, membros do Judiciário paraibano, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e outras autoridades.