Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Presos da Operação Medusa vão para o Serrotão; erro na falsificação da conta de luz facilitou investigação

“As 15 pessoas presas na “Operação Medusa” já se encontram recolhidas no Presídio Padrão de Campina Grande, mas nós não vamos revelar os nomes agora para não atrapalhar a investigação, uma vez que novos fatos podem acontecer”. A informação é do delegado Walber Virgolino, corregedor Geral do Detran, acrescentando que as investigações foram feitas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e com o Ministério Público através do Gaeco.

Ele contou que o trabalho foi em conjunto e os fraudadores cometeram um erro que levou a identificação e prisão dos envolvidos. O delegado informou que eles montaram um esquema para favorecer analfabetos e pessoas de outros estados que vinham para a Paraíba tirar a carteira de motorista.

Como eram pessoas de fora do estado, eles forneciam um endereço da zona rural de um determinado município e para comprovar uma conta de luz, som que eles faziam uma montagem da conta para colocar os dados pessoais do interessado, mas não alteravam o número do CDC que identifica o usuário e o valor da conta, uma falha repetida várias vezes que terminou facilitando a investigação.

Ele disse que o esquema agia na Ciretran de Campina Grande há algum tempo com a participação de funcionários do Departamento e da gráfica onde a carteira de motorista era confeccionada, donos de auto-escolas, despachantes e “piabeiros”, que são pessoas que fazem emplacamento no Detran sem ter a credencial de despachante.

Ele contou que os foram 15 mandados de prisão e mais 20 mandados de busca, cumpridos nas cidades de Sousa, Alhandra, Taperoá, Umbuzeiro e na cidade de Campina Grande onde aconteceram algumas prisões. O delegado Walber Virgolino disse que as investigações dentro do Detran começaram em janeiro passado, mas a polícia rodoviária federal já vinha investigando o caso a algum tempo.

O corregedor geral do Detran revelou que as investigações vão continuar e novos fatos poderão aparecer nos próximos dias.

Jonas Batista

Não é possível comentar.