Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Prefeitura de João Pessoa lança seu novo portal nesta quarta-feira

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lança um novo portal de notícias nesta quarta-feira (27), às 15h, na Maison Blu’nelle, utilizando ferramentas que envolvem ainda mais os internautas e garantem mais acessibilidade. O site terá o mesmo endereço da versão atual, mas será mais dinâmico, com novos recursos de navegação e interatividade, como links de redes sociais e vídeos.

“O portal está evoluindo de um espaço de prestação de serviços com as notícias que postamos, para um ambiente onde o internauta poderá postar conteúdo e participar em uma relação dialógica. Neste momento da web 2.0 é importante que a comunicação pública também avance”, diz a secretária de Comunicação Social, Lívia Karol Araújo.

Na página inicial do site, o usuário vai visualizar uma quantidade maior de conteúdo, além de estarem disponíveis links das contas da Prefeitura nas redes sociais: twitter, facebook, flickr, youtube e orkut. Os perfis das contas é pmjponline. De acordo com o chefe do setor de informática da Secretaria de Comunicação (Secom), Flávio Mendes, haverá mais empenho no contato com quem acessa as redes sociais. “Nós vamos potencializar essa relação com mais rapidez nas respostas de perguntas e comentários dos usuários”.

O site tem uma média de 215 mil acessos por mês, com mais de 750 mil visualizações, e a expectativa é que o número cresça com a maior quantidade de conteúdo oferecido. Além das notícias em destaque, estarão disponíveis na página inicial links específicos da Funjope, de Turismo, da Estação Cabo Branco, de transparência pública e da TV Cidade.

Os vídeos da TV Cidade que aparecerão no portal são os que estão no canal da PMJP no Youtube e, conforme Lívia Karol já está sendo planejada a transmissão direta da programação da TV institucional no novo portal. “Enquanto isto não acontece, nós queremos que a população participe postando vídeos sobre João Pessoa em nosso canal no Youtube ou até fotos e textos sobre passeios que fizerem na cidade. Isto poderá ser feito por meio do Guia da Cidade, que vai contar com diversos links”, explica a secretária de Comunicação.

Para postar conteúdo o usuário só precisará se cadastrar no site. Lá, ele também poderá ter acesso a informações turísticas de passeios, hotéis, receptivos e restaurantes. No link da Estação Cabo Branco, por exemplo, será possível ver uma foto em 360%. “O internauta vai poder conhecer toda a estrutura por meio da foto”, frisa Lívia Karol.

Outra mudança apontada pelo chefe do setor de informática é o sistema de busca. “Hoje só as notícias aparecem nos resultados das pesquisas, mas aparecerão informações do site em outros links, como os das secretarias, além dos noticiosos”, cita ele. Conforme Flávio Mendes, o site foi desenvolvido durante três meses em uma plataforma de software livre.