Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PREFEITO LUCIANO AGRA DISCURSA NA CÂMARA E MOSTRA AVANÇOS NA CAPITAL

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participou da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (3). Ele deu início ao seu pronunciamento reforçando a importância do trabalho dos parlamentares da Casa de Napoleão Laureano através da aprovação de projetos enviados pelo Poder Executivo. O prefeito também ressaltou a necessidade dos vereadores deixarem de lado as posições partidárias em prol de matérias de interesse público.

Em uma sessão bastante prestigiada, inclusive com a presença de vários secretários municipais, ao invés de prestar um balanço dos nove meses de gestão à frente da PMJP, Luciano Agra preferiu considerar os avanços conquistados ao longo dos últimos seis anos de governo, fazendo referência ao trabalho iniciado pelo atual governador Ricardo Coutinho, quando prefeito da Capital. Destacou que, apesar da mudança, não houve paralisações no ritmo de obras em todos os bairros da cidade, investimentos esses que alcançaram a ordem de R$ 80 milhões.

O prefeito Luciano Agra destacou também o equilíbrio econômico-financeiro conquistado pela gestão municipal e pontuou algumas prioridades para os próximos dois anos, afirmando que é preciso prosseguir executando o projeto de desenvolvimento. Ainda sobre a expectativa para os próximos meses, o gestor garantiu a continuidade do controle dos gastos e investimentos em sintonia com a sensibilidade nas demandas sociais.

A previsão é que aproximadamente 30% dos recursos da PMJP sejam destinados à educação, através de ações como o reforço no Programa de Jovens e Adultos (EJA), erradicação do analfabetismo e abertura de três novas escolas padrão. Uma antiga necessidade, especialmente das famílias mais carentes, também será atendida com a implantação de 10 escolas em tempo integral, uma iniciativa que contribui para reforçar o aprendizado dos estudantes, ao mesmo tempo que traz mais tranquilidade e segurança para os pais, que poderão contar com um ambiente escolar para deixar seus filhos longe das ruas.

A saúde pública também continua sendo uma prioridade para esta gestão, com investimentos de aproximadamente 16%, aplicados na ampliação da rede de urgência, com a construção de três UPAs e instalação de 16 novas USFs, além da construção da Central de Mediação e Terapias Intensivas, estruturação do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, reforma e ampliação do SAMU e a disponibilização de mais 30 leitos no Hospital de Trauma de Mangabeira, sendo dez deles reservados para desintoxicação do uso de drogas.

Luciano Agra lembrou que a melhoria nos indicadores sociais do município tem uma relação direta com o modelo de geração de emprego e renda adotado pela atual gestão e já superou a ordem de R$ 25 milhões em investimentos. “Só pelo Empreender -JP, com suas 10 linhas de crédito, foram mais de 9 mil contratos firmados nos últimos cinco anos”, completou. Outra meta para os próximos 23 meses será a diminuição do déficit habitacional da Capital com a construção de 12 mil moradias e a reurbanização de 20 comunidades localizadas em áreas de risco.

O prefeito concluiu seu discurso na Câmara Municipal de João Pessoa destacando a parceria entre a PMJP e o Governo do Estado na busca de convênios e acordos que proporcionem o desenvolvimento socioeconômico da Capital. Ações como a revitalização do Porto do Capim, abertura de novas vias, construção de pontes e avenidas e ampliação da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, que irá ganhar um novo anexo e três auditórios, foram pontuadas por Luciano Agra. “Estamos presenciando um raro momento de alinhamento administrativo entre os governos federal, estadual e municipal”, finalizou.

Cariri ligado