Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Prefeito aproveita domingo para pedalar na Ciclofaixa de Lazer

  • por

O prefeito Luciano Cartaxo participou, na manhã deste domingo (29), do projeto Ciclofaixa de Lazer, que faz parte da política de promoção da saúde e do esporte na Capital. Ao lado da primeira-dama, Maísa Cartaxo, ele percorreu todo o percurso, que vai do Parque Solon de Lucena ao Busto de Tamandaré, e ainda apresentou a cidade a visitantes ilustres, como o ator Emílio Orciollo Neto e o ecologista e apresentador Richard Rasmussen. 

“Este é um grande espaço de lazer, saúde e convivência”, avaliou Luciano Cartaxo. “João Pessoa precisava muito de uma atração como esta e ainda ligando dois pontos tão importantes como a praia e o Centro. O dia de domingo está reservado para as crianças, os idosos, as famílias e para todos que amam a prática esportiva. Com certeza esta é uma ação que veio para ficar”, complementou. 

Emílio Orciollo Neto está na cidade trabalhando na produção de seu novo filme: “Por trás do céu”. O ator se disse apaixonado por João Pessoa e aproveitou para dar uma pedalada pela Lagoa. “É muito bom praticar esportes e liberar energia, ainda mais em um espaço lindo como este. O paraibano me parece muito assíduo no esporte e com esta Ciclofaixa isso só tende a aumentar. É um privilégio”, avaliou.        

Para o aventureiro Richard Rasmussen, que está gravando o seu programa Natureza Selvagem na cidade, João Pessoa é um grande destino por sua natureza tranquila e acolhedora. “Esta é a porta de entrada da Paraíba e aqui nós nos sentimos muito bem. Em que outra cidade poderíamos encontrar o prefeito em um passeio de bicicleta como este?”, indagou o ecologista.

Lazer com segurança – Os pessoenses também mostraram que aprovaram o projeto, tanto os que levam o ciclismo a sério quanto aqueles que só curtem o passeio. O engenheiro civil Klélyson Leite, de 35 anos, por exemplo. Chegou cedinho com os filhos Davi, de nove anos, e Lucas, de seis. “Vim no domingo passado e eles adoraram. Hoje foram eles que e chamaram. É muito bom ter essa opção de lazer tão segura e bem sinalizada. A cidade ganhou muito”, declarou. 

O administrador Ricardo Dantas, de 28 anos, por sua vez, tem o ciclismo como esporte. Ele pedala há três anos e faz parte do grupo de ciclismo Aventureiros do Pedal. “Um projeto como este é uma grande oportunidade para possamos pedalar em uma área segura nas principais vias da cidade. É um espaço muito bom, seguro, que tem atraído muita gente e que, com certeza, vai fortalecer muito o ciclismo em João Pessoa”, apostou. 

O projeto – A Ciclofaixa de Lazer funciona todos os domingos, das 7h às 16h. Nesse período, a Superintendência Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) impedir o tráfego de veículos motorizados em determinadas faixas, que só podem ser acessadas por ciclistas. O trajeto tem início no Busto de Tamandaré e passa por toda a extensão da Avenida Epitácio Pessoa e pela Praça da Independência. Ele se encerra na Lagoa do Parque Solon de Lucena, que tem o seu anel interno totalmente fechado. 

Ao longo dos 13 km de percurso, 140 profissionais auxiliam a população e orientam o trânsito. Serão 60 agentes de mobilidade e 80 monitores, divididos igualmente por turno. A faixa exclusiva para o ciclismo, que tem três metros de largura, é isolada da área de trânsito de veículos motorizados por 2.600 cones.

Secom-JP