Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Por que Rômulo não quer mais ser vice de Ricardo?

 

Ricardo e Rômulo abraço

Essa é uma pergunta que não quer calar, e esteve em muitas bocas, ao longo dessa sexta-feira, que nem foi treze. Setores girassóis receberam a decisão do vice Rômulo Gouveia com desconfiança. Primeiro, por passar a ideia de estar abandonando o barco do governador Ricardo Coutinho, num momento de grande impopularidade do Governo.

Segundo, por dar a impressão de não acreditar mais na reeleição do governador RC. Afinal, quem não gostaria de ser vice para ser governador, a partir de abril de 2018, quando Ricardo Coutinho (caso se reeleja) poderia se desincompatibilizar para disputar outro cargo, talvez o Senado? Quem não quer ser governador, ainda que tampão?

O mais surpreendente na análise de setores palacianos tem sido a convicção como Rômulo assumiu a disposição de abdicar da disputa da vice para se arriscar no embate pela senatoria que, lembre-se, será de apenas uma vaga em 2014. O que torna a disputa ao Senado ainda mais renhida. Mesmo assim, para Rômulo, parece preferível correr esse risco…

… E ainda se confrontar com o senador Cássio Cunha Lima, para quem a senatoria pertence ao PSDB, com prioridade para Cícero Lucena ou Ruy Carneiro. Rômulo claramente segue a sua lógica pessoal e vai na contramão da lógica ricardista. Prefere correr todos os riscos da disputa ao Senado, do que continuar abraçando a reeleição do governador RC.

Helder Moura