Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

POPULISMO NAS ELEIÇÕES: UMA FORMA DE LUDIBRIAR O ELEITOR

   Todos os anos em que há eleições aparecem candidatos de todos os tipos, formas e gostos. Muitos deles para se elegerem, criam slogans objetivando passar para a opinião pública uma imagem totalmente diferente daquela que ele é e, muitos, usam o populismo como a principal arma para conquistar o voto. São várias denominações, como: “pai da pobreza”, “mãe da pobreza”, “pessoa do bem”, entre outros termos.

   Porém, quando passa a eleição, os termos que eles usaram para conquistar o voto desaparecem. Para falar com esses candidatos ou até mesmo vê-lo, se torna a coisa mais difícil do mundo. Sem contar que os beneficiados com a máquina pública são sempre os seus familiares mais próximos e os seus aliados, enquanto a grande massa é sempre esquecida. Essa mesma massa é, em parte, a grande responsável pelos problemas pelo qual se encontra o país, pois trata muito desses políticos como se fossem verdadeiros deuses.

   Há também o fato de que muitos dos políticos entram para a política sem possuir bens, e já no primeiro mandato acumulam riquezas incompatíveis com o salário que recebem como homens públicos.

   Essa questão de “pai” ou “mãe” da pobreza, ou mesmo “pessoa do bem”, é pura babaquice. Quem é o verdadeiro “pai” ou “mãe” da pobreza é o próprio trabalho, pois é por meio do trabalho que o homem consegue sobreviver e não serão os políticos que ajudarão no sustento das pessoas; ou você trabalha e busca vencer na vida, ou está sujeito a morrer de fome. Essa história de “pessoa do bem”, é mais outra forma de enganar o povo, pois o bem que muitos deles fazem é exclusivamente em benefício próprio.

   Portanto, amigo eleitor, não se deixe enganar com esses candidatos que usam do populismo para se elegerem, afinal, o erro que você durante poucos segundos é o suficiente para fazer um estrago que durará quatro anos ou mais.

Professor Marciano Dantas – Natal/RN.