Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PODE-SE ACREDITAR NO CRESCIMENTO DO BRASIL SEM INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO? Prof. Marcos Bacalháo

marcos baclhaoNão é preciso apenas cobranças do governo… O diferencial, inicia-se em nossas próprias ações: diminuição dos números de filhos por mulher é um deles. Para quê casais terem mais que , no mínimo dois filhos? Fora isto, se  eu não tenho nem condições de manter a mim mesma, porque colocar uma criança no mundo? Para sofrer junto comigo? Nunca, isso é egoísmo. Agora se for para ter, pais e  mães, dediquem-se! Trabalhem para dar uma qualidade de vida, eduquem seus filhos com boas maneiras, lições de vida! Precisa-se sim, de paciência, carinho, dedicação e muitas vezes, abdicar de muitas coisas ! Se o Governo ajudar ótimo, investindo melhor na educação, mas eu que não vou ficar esperando o dia que isso cairá do céu!

            Não esperemos que as escolas públicas deixem de ser uma escola que, muitas vezes, educam marginais! Acredito que o Brasil irá avançar na questão de Educação, sem sombra de dúvida ela é o caminho. Temos homens justos, íntegros, solidários, inteligentes, sábios que irão contribuir para que o melhor aconteça com essa nação tão promissora chamada Brasil. Para tanto, precisamos urgente de implantar o Programa da Escola em Tempo Integral para todos os níveis de ensino, proporcionando às nossas crianças, dignas, longe das drogas, da violência, da criminalidade, uma vida para ser vivida  com alegria, desfrutando o que é de direito. Que cada um de nós façamos nossa parte, para que possamos juntos construir um Brasil mais humano e fraterno.

            Uma educação de qualidade não se faz da noite para o dia, é preciso que ocorram mudanças drásticas, o governo deve priorizar a educação e melhorar as condições de salários dos nossos educadores, fazer campanhas para conscientizar o povo sobre a importância dos estudos, tudo isso vem a partir dos investimentos. Não creio que haja crescimento sem vontade do povo de mudar, afinal não basta ter boas condições de ensino se não houver esforço. A grande maioria dos professores competentes que estão ingressando na carreira estão tentando abandoná-la, migrando para áreas mais promissoras e rentáveis. Eu pelo menos em particular aconselho  aos colegas investindo em concursos públicos e tenho certeza que logo irão lograr êxito em seus objetivos.

            O Brasil precisa urgentemente de auto valorização dos recursos naturais, que usufrui no planeta terra. Redistribuir renda com os “heróis professores” da rede pública brasileira que sustenta essa nação e encaminha para o futuro. Uma profissão digna, precisa ser valorizada. Os professores das escolas públicas estão passando fome mesmo, sofrem uma pressão psicológica imensurável. Chegar em cãs depois de um dia de muita luta e ver seus filhos na miséria… é uma situação desumana o que estão fazendo com esses profissionais. Como educar motivado quando o próprio ser não está motivado?

            Investimento em educação passa também e prioritariamente pelo salário do professor. Um salário digno é premissa básica para a qualidade do trabalho desempenhado. A preocupação dos governos com a educação pode ser medida pelo salário que eles pagam aos seus profissionais da educação. Tenho dito…