Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PMJP atende reivindicações da população feitas através do twitter

Cada vez mais próxima da população, através de diversos canais, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) trabalha dia-a-dia para dinamizar os seus serviços e atender as reivindicações feitas constantemente. O twitter é uma dessas ferramentas de comunicação utilizada pelo governo municipal para facilitar a resolução de problemas de uma maneira mais ágil, através do contato direto com o cidadão.

Segundo relatório da Secretária de Comunicação, as pessoas utilizam o miniblog twitter para falar de reparos que precisam ser realizados em ruas e praças, para interagir sobre novos projetos e novos espaços construídos pela PMJP e tirar dúvidas sobre diversos serviços, facilitando a participação popular na gestão municipal.

Uma equipe da prefeitura é responsável por responder as demandas e questionamentos encaminhados através do twitter @pmjponline e enviar a demanda de reclamações para o setor responsável, bem como responder a dúvidas, como a de @RicardoBotanico. “Quando começará a obra de ampliação da subida que liga Beira Rio ao Altiplano?”, indagou e foi prontamente atendido.

Mais exemplos – Muitos usuários elogiam a rapidez com que o problema é resolvido, como é o caso de @SrtaPeralta que escreveu: “queria dizer que mandei a demanda em menos de uma hora e já tem gente da pmjp por aqui”. Outro seguidor do twitter, @Haroldo, agradeceu a reivindicação atendida. “Obrigada por ter atendido o apelo de passar uma máquina nas ruas da Comunidade Girassol”, disse. Foi o caso também de @totepb que escreveu: “gostaria de agradecer pelos serviços que estão sendo realizados na rua antonio gomes, em cruz das armas”.

Os projetos que são lançados e as novas obras que são entregues a população também são motivo de agradecimentos e comentários. @marciageam fez questão de elogiar, através do miniblog a ação da prefeitura para o Dia das Crianças. “Oba!!!! Dia de brincar no Parque Sólon de Lucena. Dia das Crianças”, frisou. Já @AderaldoNeto ressaltou sobre o novo espaço para cachorro que a prefeitura inaugurou no bairro de Manaíra. “Super interessante esse espaço cachorro, mais uma vez o prefeito está de parabéns, sempre inovando na cidade”, elogiou.

Ação PMJP – O trabalho executado pela equipe WEB que cuida do perfil da Prefeitura no Twitter vai além de respostas e divulgação de ações e serviços. A criação da ‘Ação PMJP’ é um exemplo disso. A campanha criada em junho deste ano serviu para que a população pudesse apontar ruas e avenidas que necessitavam de reparos urgentes. Por meio de mensagens enviadas pelo microblog (#acaopmjp) ou pelo telefone 3214-7216, o cidadão identificava a rua que precisava de reparos urgentes e comunicava o fato à PMJP. Previamente direcionada para onde estaria o problema, a equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) agendava uma visita até o local e consertava a via.

Twitter mais seguido – O perfil oficial da PMJP no twitter é o mais seguido do país proporcionalmente entre todas as capitais, segundo um levantamento feito pela equipe Web da Secretaria de Comunicação. Os 9.953 perfis que seguem a prefeitura no microblog também atingem a marca de segundo lugar em números totais, perdendo apenas para Recife (10.505). A pesquisa, realizada em julho deste ano, incluiu apenas as capitais e seus perfis oficiais.

Criado em novembro de 2009, o perfil @pmjponline é mais um canal de interação constante com a população, que pode solicitar serviços, denunciar problemas em sua comunidade e sugerir ações que tragam melhorias para a comunidade. Além disso, divulga os programas, campanhas institucionais e projetos desenvolvidos pelas várias secretarias que compõem a gestão municipal.

Canais de Comunicação – Outros perfis de secretarias e órgãos ligados à administração municipal também operam no twitter com o objetivo de aumentar os canais de comunicação entre a prefeitura e a população. São eles:

Estação Cabo Branco: @estacaocb

STTrans – @sttransjp

Secretaria de Saúde: @pmjpsaude

Secretaria de Educação: @pmjpeducacao

Secretaria de Infraestrutura: @pmjpseinfra

Funjope: @funjopejp

Procon Municipal: @pmjpprocon

Emlur: @pmjpemlur

Orçamento Democrático: @pmjpOD

Secretaria de Administração: @pmjpsead

Secretaria de Ciência e Tecnologia: @pmjpsecitec

Secretaria de Esportes: @pmjpesportes

Secretaria das Mulheres: @pmjpmulheres

Secretaria de Meio Ambiente: @pmjpsemam

Secretaria de Turismo: @pmjpturismo

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável: @pmjptrabalho

Secretaria da Transparência: @pmjpsetransp

Secretaria de Desenvolvimento Urbano: @pmjpsedurb

Secretaria de Planejamento: @pmjpseplan

Secretaria de Habitação: @pmjphabitacao

Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa: @sinejp