Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PMCG é acusada de gastar milhões por coleta de lixo em ‘paus de arara’

Parlamentar acusa gestão de usar ação com objetivo desviar recursos públicos da prefeitura

O vereador campinense João Dantas(PSD)  fez uma denúncia grave contra a Prefeitura de Campina Grande nesta quarta-feira (05). Segundo o vereador, a Administração estaria usando o serviço de limpeza pública para desviar milhões em verba pública, no instante em que paga mais por um serviço que vale bem menos.

 


De acordo com o parlamentar, a coleta de lixo que deveria ser feita por meio de compactadores (o que justificaria os valores milionários investidos mensalmente), é executada pela empresa ‘Líder’ em caminhões de carroceria de madeira, com quase 40 anos de uso. Para um serviço dessa qualidade, a Prefeitura estaria gastando anualmente cerca de R$ 50 milhões, aponta o parlamentar.

“A coleta de lixo aqui é a pior possível. O Governo Municipal contrata uma empresa que não dispõe de equipamentos apropriados para coleta: os carros compressores. Eles só usam caminhões de carrocerias de madeira e velhos demais. Isso é uma prática de 40 anos atrás”, denunciou Dantas O parlamentar disse que a PMCG diminue os gastos “para desviar recursos públicos”.

O próprio secretário de Meio Ambiente e Serviço Urbano da cidade, Fábio Leite, confirmou ao MaisPBque a prefeitura paga quantias milionárias pela execução do serviço durante o ano. No entanto, afirmou que apenas caminhões compactadores coletam o lixo.

“Existe dois tipos de coleta de lixo: a coleta domiciliar, que é feita com compactador, e existe a coleta de entulho, que é feito com pá mecânica e caçamba”, disse o secretário.

Um flagra feito nas ruas de Campina Grande contradiz as afirmações do secretário. Na imagem são registrados funcionários fardados da empresa contratada fazendo a coleta de lixos domiciliares em um dos caminhões referidos pelo vereador.

MaisPB