Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Planalto está preocupado com Aécio e Marina para 2014

A um ano do início da campanha presidencial, e com base nas últimas pesquisas de opinião, operadores políticos do governo vislumbram quem seriam os principais adversários da presidente Dilma Rousseff em 2014.

A queda brusca na popularidade da presidente e a avaliação ruim de boa parte dos governadores seriam um sinal de que uma parte significativa da população quer algo exatamente oposto ao que está no poder — no caso do governo federal, o PSDB —, ou uma proposta diferente do que já está posto, personalizada por Marina Silva.

Nesse sentido, o pré-candidato tucano à Presidência, Aécio Neves (MG), e Marina são os políticos que mais preocupam o Planalto no momento.

Fontes palacianas consideram que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), apesar de ter sido o mais bem avaliado na pesquisa Ibope/CNI, divulgada quinta-feira, estaria fora do radar de perspectiva para a Presidência porque, além de pouco conhecido fora do seu estado, representa uma espécie de continuísmo do atual governo, com alguns ajustes.

No entorno do governo, já há quem aposte em um cenário de números divididos em 2014, com algo em torno de 30% de votos para Dilma, 20% para Aécio e 20% para Marina.

O Globo