Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PF desarticula grupo de extermínio formado por policiais da Paraíba, Ceará e Pernambuco

PF desarticula grupo de extermínio formado por policiais da Paraíba, Ceará e Pernambuco

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12), uma operação conjunta com as secretarias de Defesa Social de Pernambuco, Paraíba e Ceará, com o intuito de desarticular associação criminosa miliciana, com características típicas de grupo de extermínio, integrada por policiais militares e civis dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Segundo a PF, os milicianos atuavam, principalmente, no Sertão pernambucano, especificamente nos municípios de Salgueiro, Serra Talhada, Ouricuri e Parnamirim, especializada na prática de crimes violentos contra a vida, além de outras condutas ilícitas relacionadas.

Foram cumpridos 16 mandados de prisão temporária e 17  de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, a exemplo do sequestro de bens dos principais investigados. Dentre os alvos dos mandados está um político da Câmara Municipal de Parnamirim/PE.

Participaram da deflagração da operação 180 policiais federais oriundos de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, incluindo equipes do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, além de 50 policiais militares e nove policiais civis das Corregedorias dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Entre os alvos da operação, pelo menos 11 deles possuem Certificado de Caçador, Atirador Desportivo e Colecionador (CAC).

Os ilícitos investigados são de associação para constituição de milícia privada, homicídio, agiotagem, extorsão, segurança privada ilegal e jogos de azar, cujas penas ultrapassam os 40 anos de reclusão. Todos os presos passarão por audiência de custódia e posteriormente serão encaminhados para o CREED – (Centro de Reeducação da PM-PE) e COTEL – (Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna).

MaisPB/vavadaluz