Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Pessoas felizes vivem mais, diz estudo

É algo que todo mundo sabe, pelo menos de forma intuitiva, e que também já foi objeto de estudos outras vezes. Mas uma pesquisa realizada durante cinco anos pela University College of London confirmou que pessoas felizes e positivas vivem mais. Quatro mil pessoas entre 52 e 79 anos foram acompanhadas no período e a conclusão é a de que os de bem com a vida têm 35% menos chances de morte prematura.

 

A atitude positiva apareceu como ‘remédio’ natural contra o estresse e como mecanismo que evitar aparecimento de doenças.

Para chegar aos resultados, os pesquisados primeiro responderam a questões sobre níveis de felicidade e ansiedade percebidos durante o dia. Também foram levados em conta idade, gênero, histórico de depressão e de doenças e hábitos de vida. “As informações confirmam a necessidade de promover o bem-estar entre pessoas da terceira idade”, afirmou o pesquisador Andrew Steptoe ao jornal Daily Mail, que publicou a pesquisa.

Outros estudos recentes confirmam a pesquisa, como um realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que afirma que o bom humor reduziu a incidência de hormônios relacionados ao estresse e também fortalece o sistema imunológico, enquanto que ansiedade, depressão e pessimismo foram ligados a doenças e encurtamento do tempo de vida.

Terra – Ponto a Ponto Ideias