Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PEDRA D’AGUA EM FESTA ( Ingacidadão)

PEDRA D’AGUA EM FESTA

P1000636Quilombola comemora Dia da Consciência Negra.

Nesta tarde de domingo, 18, a comunidade de Pedra D’agua, através dos membros do quilombola, realizou sua tradicional festa da consciência negra que tem o dia 20 de novembro como data de comemoração e homenagem a Zumbi dos Palmares, o grande líder negro brasileiro e símbolo maior da luta dos negros contra a escravidão, opressão e preconceito.

O Quilombola de Pedra D’agua já existe há 11 anos, erguido ao longo do tempo com recursos próprios através da Associação de Moradores, que tem como atual presidente a Senhora Maria de Lourdes.

 

O grande incentivador e batalhador pela criação do Quilombola de Pedra D’agua é sem sombra de dúvida o Padre italiano Luigi Zadra, mais conhecido como Padre Luiz, que está no Brasil há 38 anos no Brasil e há 15 anos realizando este trabalho na Paraíba. No Quilombola de Pedra D’agua, em sua sede própria, há um ateliê com produtos confeccionados pelos membros da comunidade, como roupas femininas com estampas africanas, pulseiras, almofadas, além de produtos de higiene como sabão que são vendidos e utilizados pela comunidade.

Padre luiz fez questão de comparecer pessoalmente a festa da comunidade negra de Pedra D’agua.

O grande e organizado evento, contou com a participação de grupos de danças folclóricas, tradições negras, ciranda, e de capoeira advindos de outros quilombolas das cidades vizinhas, tais como: O Quilombola dos Matias do município de Serra Redonda; Quilombola do Grilo de Riachão do Bacamarte e Quilombola de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande.

A festa contou com a presença do vereador reeleito Marrinho, do vereador eleito Dimas Campos, que representam o Distrito de Pontina, e do prefeito eleito Manoel da Lenha, acompanhado de sua esposa Adjane, primeira dama.

 

Não é possível comentar.