Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PB alcança maior taxa de crescimento econômico do país, revelam Caged e MT

Foto: agricolandianews.com

 O setor econômico da Paraíba alcançou a maior taxa de crescimento do país e conseguiu colocar o mercado de trabalho paraibano entre os cinco principais destaques brasileiros com o aumento no nível de emprego formal. Os números são referentes ao mês de agosto e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

A pesquisa nacional também mostrou que o Estado conquistou o quinto lugar em geração de emprego no Brasil, com uma análise realizada sobre o crescimento relativo. A Paraíba registrou mais 7.851 novos postos de trabalho,o que representa um aumento de 2,24%, ficando atrás apenas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná.

“Nós estamos dinamizando as oportunidades de trabalho e emprego para os paraibanos e estamos conseguindo transformar o crescimento econômico em novos postos de trabalho, seja através de empreendimentos estaduais, federais ou provenientes da iniciativa privada. Isso representa a seriedade do nosso trabalho e comprova que encontramos o caminho certo.”, analisou o secretárioexecutivo da Indústria e Comércio, Marcos Procópio.

Os destaques foram os setores da Indústria de Transformação com 4.617 postos, e Agropecuária com 1.723 empregos novos. “Os investimentos na economia de todo Estado demonstram que esses números podem crescer ainda mais, e a busca pela instalação de grandes empreendimentos em solo paraibano tem sido um dos principais focos do governo”, afirmou.

Segundo ele, as ações têm como objetivo ampliar o mercado interno e elevar as opções de serviços, criando oportunidades para o trabalhador da região. Marcos Procópio explicou que o fortalecimento e incentivo às micro e pequenas empresas também são formas de impulsionar a cadeia econômica de baixo para cima, na tentativa de equilibrar o bom rendimento dos dois principais segmentos de uma economia saudável.

Novos investimentos – O secretário executivo da Indústria e Comércio adiantou que entre as principais metas para2012 está a consolidaçãode dois grandes investimentos que serão instalados em João Pessoa. O primeiro será no setor de calçados e já está próximo de ser confirmado. A outraproposta está sendo negociada diretamente com os investidores para não ser conduzida de forma equivocada e nem despertar o interesse de outros estados.

Secom PB