Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PB Agora revela o conforto de um paraibano que espera com ansiedade a possibilidade de trabalhar no ‘paraíso’

Contando os minutos para que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirme uma candidatura ao Governo da Paraíba em 2014, está o seu primeiro suplente o empresário Deca do Atacadão (PSDB), que pode conquistar uma cadeira no Senado da República por quatro anos sem ter conquistado um único voto.


Espera por Deca, como também por Raimundo Lira, suplente de Vitalzinho (PMDB), um confortável  salário de R$ 26 723,13 reais mensais, além de inúmeros benefícios como: apartamento funcional, carro e motorista à disposição, verba indenizatória para bancar gasolina e despesas do gabinete, telefone, passagens aéreas e trabalho presencial obrigatório apenas de terça a quinta-feira.

Segundo levantamento, dos 81 senadores com mandato no país, dezesseis fazem parte dessa categoria atualmente, número que costuma aumentar consideravelmente em períodos eleitorais, quando os titulares se engajam em campanhas políticas, torcida silenciosa de Deca para que uma candidatura tucana se concretize.

Na última legislatura a Paraíba também teve um senador em situação semelhante, o empresário Roberto Cavalcanti (PRB), que ocupou por aproximadamente dois anos a cadeira deixada por José Maranhão (PMDB) que assumiu o Governo da Paraíba, após a cassação de Cássio.

O cobiçado cargo de suplente é escolhido a dedo conforme o interesse do político titular. É comum que parte dos parlamentares destine o posto a empresários que financiam suas campanhas, dando respaldo logístico, como foi o caso de Deca que chegou até a disponibilizar uma aeronave particular para Cássio durante a campanha eleitoral, situação semelhante vivida pelo suplente de Vitalzinho, o empresário Raimundo Lira, que também fez doações do titular da vaga: 870 000 reais declarados.

Fazendo uso de uma frase de efeito não erraríamos ao dizer que Deca do Aracadão, faz figa para que Cássio conquiste novamente o Palácio da Redenção, portanto o proprietário do Atacadão Rio do Peixe está mais próximo do ‘paraíso’ que imaginamos. Como é dura a vida de um suplente de senador.

Henrique Lima

PB Agora