Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Pastor poeta de Ingá assume cadeira na Academia de Cordel

O poeta Elson Gomes (foto), de Ingá, tomará posse na noite de quinta-feira próxima (30) na Cadeira 40 da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. A solenidade será realizada na Câmara Municipal de Itabaiana, e reunirá confrades e confreiras, além de convidados especiais, a exemplo do poeta Damião Ramos Cavalcanti, da academia Paraibana de Letras e Lau Siqueira, Secretário de Cultura do Estado da Paraíba.

Caberá ao poeta Pádua Gorrión, de Itatuba, membro da Academia, fazer, em nome da instituição, a recepção de Elson Gomes como novo sócio efetivo da instituição que comemora um ano de fundação, oportunidade em que será lançado selo comemorativo pela efeméride, em ato solene promovido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Na ocasião, vários poetas da Academia lançará folhetos e o Secretário Lau Siqueira lançará a revista cultural Pirahi.

Elson Gomes é bacharel e mestrando em Teologia, escritor, palestrante e pregador itinerante. Escreveu o livro “Onde Deus está” e publicou trinta folhetos, todos pela Editora Cordel Gorrión.

A Cadeira nº 40 tem como patrono o poeta Firmino Teixeira do Amaral, piauiense de Luiz Correia, nascido em 1896 e falecido em 1926. Viveu boa parte da vida em Belém do Pará, sendo um dos principais autores da Editora Guajarina, uma das maiores gráficas de cordel do passado. Firmino é autor do clássico folheto “Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum”, escrito por volta de 1916.