Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PARAIBANO DE MOGEIRO, FERNANDO FERREIRA, SE DESPEDE DA CONEPE E SE CONSOLIDA COMO UMA DAS MAIORES LIDERANÇAS DO SETOR PESQUEIRO E AQUÍCOLA DO PAÍS

  • por

No dia 21, próximo passado terminou o segundo mandato do Mogeirense Antonio Ferreira na Presidência do Conselho Nacional de Pesca (Conepe).

Paraibano de Mogeiro, Fernando Ferreira se destacou e se consolidou como liderança de maior influencia na área de pesca e aquicultura do Brasil, inclusive na consolidação da Lei 11.959 de 2009 que dispõe sobre a Politica Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca 

A noite desta quarta-feira (21) foi de festa para o setor pesqueiro brasileiro. O atual presidente do Conepe, Fernando Ferreira, recebeu convidados em uma confraternização de fim de mandato, realizada em um restaurante em Brasília. O evento contou com a participação do ministro da Pesca, Marcelo Crivella, e de dezenas de autoridades do setor.

despedida02

Grande parte das pessoas responsáveis pelo sucesso do setor pesqueiro compareceram ao evento. Além do já citado ministro, estiveram presentes o senador paraibano Cássio Cunha Lima; o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores, Abraão Lincoln; o presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Pesca e Aquicultura, o deputado maranhense Cléber Verde; o primeiro presidente dessa frente parlamentar, Flávio Bezerra; e outros tantos associados do Conselho e membros do Ministério da Pesca (MPA).

Com sentimento de dever cumprido, Ferreira fez um pequeno discurso, agradecendo a todos os que lutaram pela pesca no Brasil. A criação do MPA, realizada em 2009 com importante participação do Conepe, foi relembrada. “Quando Lula falou que criaria o Ministério da Pesca foi tachado de louco e a oposição criticou, dizendo que seria uma forma de criar cargos. Mas nós que estamos aqui hoje e tantos outros que não puderam estar presentes provamos a força da pesca no Brasil.

Receberam agradecimentos especiais todos os presentes e outros que não puderam comparecer ao evento, como o ex-presidente Lula, o atual vice-presidente Michel Temer, que segundo Ferreira sempre atendeu às reivindicações do setor enquanto presidente da Câmara dos deputados e o ministro Garibaldi Alves Filho, autor do projeto de lei que, entre outras coisas, visa garantir aos pescadores participação nos lucros das embarcações pesqueiras.

Homenagens

Um dos discursos mais emocionantes e aplaudidos da noite foi o do ministro Marcelo Crivella, que afirmou considerar o Conepe a principal representação empresarial da pesca brasileira. “Ao longo desses dois mandatos, Fernando Ferreira conseguiu realizar articulações importantes para o setor. Suas reivindicações são justas e legítimas, sempre buscando o melhor para a indústria e para os pescadores. Que o próximo presidente do Conselho consiga continuar com esse mesmo espírito de luta”, disse o ministro.

O poder de articulação do Conepe foi elogiado por vários convidados. “No Brasil, o mar está para peixe. E a atuação do Conepe é fundamental”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima . O deputado Cleber Verde reafirmou a importância do Conselho em momentos importantes para a pesca brasileira. “O Conepe foi fundamental na criação do MPA, na aprovação da Lei da Pesca e na consolidação do Plano Safra da Pesca, o “Pac da Pesca”, que desenvolverá ainda mais o setor”.

O primeiro presidente dessa frente parlamentar, Flávio Bezerra, completou as homenagens, elogiando o protagonismo de Ferreira. “O presidente Lula prometeu criar o Ministério da Pesca quando estava em cima de um barco em Santa Catarina, com Fernando ao seu lado. E desde então o Conepe participou de todos os momentos importantes para o setor”.