A Paraíba tem a maior frota de embarcações de lazer do Brasil, atualmente são 3.450. Por isso precisa de uma atenção maior principalmente no período do verão, onde a população das cidades litorâneas costuma triplicar.
No último sábado (31), um empresário morreu em um acidente de jet ski na cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. Edmundo Pereira de Assis Neto, 54 anos, colidiu o jet ski em uma embarcação particular que navegava na entrada do porto da cidade e morreu.
Para evitar fatalidades como está, o deputado estadual Trócolli Júnior (PSD) se sensibilizou com a fatalidade e defendeu a criação de uma campanha educativa em massa para conscientizar os usuários de embarcações na Paraíba sobre os perigos nessa época do ano.
“Com certeza olharei para esta área do mar. O mesmo cuidado que a sociedade tem com os pedestres, deveremos ter com os marítimos. A campanha é para alertar a população e conscientizar sobre os perigos do mar”, alertou Trócolli.
Segundo o capitão da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), Paulo Santos Oliveira, a Paraíba está entre os Estados que possuem o maior número de embarcações de lazer. Atualmente são 6.300 inscritos em toda a Paraíba, desses 3.450 são para lazer e 1.240 de jet skis.
Ele disse que a fiscalização é intensa o ano inteiro e no verão é intensificada. Desde 17 de dezembro, quando começou a Operação Verão, a capitania já inspecionou 309 embarcações, notificou 10 e apreendeu 7 por apresentar irregularidades gravíssimas.
Operação Verão
A Operação Verão, começou no dia 17 de dezembro de 2011 e se estenderá até 15 de março de 2012, e visa incrementar as ações preventivas, incluindo atividades de orientação, educativas e fiscalização, no intuito de minimizar acidentes náuticos e irregularidades e infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.
A capitania em seu site colocou a disposição os 10 mandamentos da segurança no mar:
1 – Faça uma manutenção correta de sua embarcação;
2 – Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
3 – Respeite a lotação máxima da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos;
4 – Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Clube ou Marina;
6 – Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
7 – Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
8 – Mantenha distância (200 metros) das praias e dos banhistas;
9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro;
10 – Não polua o mar e rios. Além disso, cabe ressaltar algumas infrações graves e que devem ser evitadas:
1 – Conduzir embarcação (lancha, jet ski, etc) sem ser habilitado perante a Capitania dos Portos;
2 – Conduzir embarcação após ter ingerido bebida alcoólica;
3 – Conduzir embarcação com excesso de passageiros.
Assessoria