Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Paraíba comemora Semana Mundial de Aleitamento Materno com 22 serviços oferecidos à população

“Amamentar Hoje é Pensar no Futuro” é tema da XX Semana Mundial de Aleitamento Materno, que será comemorada no período de 1º a 7 de agosto. Uma mesa redonda sobre o tema “Planejando o Incentivo do Aleitamento Materno como estratégia de fortalecimento da saúde da criança”, às 8h, deste 1º de agosto, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), abre o evento em João Pessoa.

Com 22 serviços oferecidos à sociedade e voltados à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano ocupa o primeiro lugar na Região Nordeste. A rede também conta com o maior número de Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Nordeste, contabilizando 16 postos, seguido do Ceará com cinco, Rio Grande do Norte com quatro e Pernambuco com apenas três. 

A diretora   do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, (CERBLHANC), Thais Ribeiro, explicou que a unidade de saúde responde pelas políticas de bancos de leite humano do Estado desde 2004 e caracteriza-se por desempenhar funções comuns aos Bancos de Leite; implementar as ações estratégicas definidas pela política pública para sua área de abrangência, treinar, orientar e capacitar recursos humanos,  desenvolver pesquisas operacionais, prestar consultoria técnica e dispor de um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde.     O Centro também executa a coleta do excedente de produção láctea da nutriz, seu processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém – nascidos prematuros e com baixo peso no Estado. 

O CERBLHANC trabalha dentro do Estado prestando a assistência aos Bancos de Leite e aos Postos de Coleta. Atualmente a Paraíba conta com seis Bancos de Leite Humano (BLH), sendo dois em João Pessoa, um em Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. O Centro conta ainda com 16 Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), sendo cinco em João Pessoa, três em Campina Grande,  dois em Santa Rita, um em Itabaiana,  Guarabira, Solânea, Santa Luzia, Sousa, e Bonito de Santa Fé.    

Thais Ribeiro informou que o CERBLHANC realiza durante todo o ano eventos comemorativos favorecendo a Política Pública do Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano e nessa perspectiva vem alcançando resultados significativos frente à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano em relação ao volume de leite coletado, número de receptores e número de doadoras de leite humano com relação a anos anteriores. 

Também são realizadas capacitações, encontros, visitas técnicas e reuniões com a rede acompanhando de perto o trabalho e estimulando os profissionais para a prática do incentivo ao aleitamento materno, somando-se a isso tem as parcerias que são firmadas com instituições públicas e privadas, a exemplo de empresas, escolas, hospitais e clínicas, rede hoteleira e unidades básicas de saúde e demais segmentos focados em responsabilidade social como Rotary Club, Pastoral da Criança e Nós Podemos Paraíba.    

Outras conquistas: 
– Superação do volume de leite coletado: 
2010 – 4.701,9 litros
2011 – 5.640,1 litros
Janeiro a junho de 2012 – 2.343,0 litros
– Superação do número de receptores beneficiados com leite humano:
2010 – 4.996 receptores
2011- 5.898 receptores
Janeiro a junho de 2012 – 3.075 receptores
Superação do número de doadoras de leite humano:
2010 – 4.489 doadoras
2011 – 5.377 doadoras
Janeiro a junho de 2012 – 2.124 doadoras

Semana – A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A cada ano é definido um tema a ser trabalhado na Semana, mas  a data e o tema podem ser adaptados em cada País, a fim de que sejam obtidos mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs. 

Programação alusiva a XX Semana Mundial de Aleitamento Materno em João Pessoa:
Dia 1º
8h: Mesa redonda com o tema: “Planejando o Incentivo do Aleitamento Materno como estratégia de fortalecimento da Saúde da Criança”.
Local: Auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU).
Responsáveis:  SES/PB; SPP; CERBHLANC.
10h  e  15h:- Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno – Exposição e Panfletagem do tema.
Local:  Caixa Econômica Federal –  (Agência Cabo Branco)
Responsável: CERBLHANC.

Dia 2 
9h: Benção do Arcebispo Dom Aldo Pagotto à Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano e Apoio da Comunidade Católica ao Aleitamento Materno.
Local: Centro de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral.
Responsáveis: CERBLHANC e Maternidade Frei Damião.
10h e 15h: – Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno – Exposição e Panfletagem do tema.
Local:  Caixa Econômica Federal – (Agência Cabo Branco)
Responsável:  CERBLHANC.

Dia 3 
9h: Atividade de Incentivo em Aleitamento Materno no Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão (CRFMJM).
Local: CRFMJM. 
Responsável: CERBLHANC e CRFMJM.
10h e 15h: – Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno – Exposição e Panfletagem do tema.
Local: Caixa Econômica Federal (Ag. Cabo Branco).
Responsável: CERBLHANC.
14h  e 16h:  – Entrega de folders e palestra educativa nos alojamento para puérperas internas, com a participação do grupo Sorriso Aberto.
Local: Maternidade Frei Damião
Responsáveis: CERBLHANC e Maternidade Frei Damião.

Dias 4 e 5 
Atividades nos Hospitais Amigo da Criança (HAC).

Dia 6  
14h: Reunião com os Hospitais Amigo da Criança, com o tema: “Resgate da valorização da IHAC: planejando um novo paradigma de assistência nos HAC”.
Local:  CEREST.
Responsáveis:  SES/PB; CERBHLANC.

Dia 7 
8h: Mesa redonda com o tema: “Rede Cegonha – recorte da Política Pública como estratégia de fortalecimento para o Aleitamento Materno e Redução da Mortalidade Infantil”.
Local: Auditório UNIPÊ.
Responsáveis: Observatório do Milênio; SES/PB; CERBLHANC.

Durante toda a semana em vários municípios a exemplo de Itabaiana, Campina Grande, Galante, Sousa e Cajazeiras onde existem bancos de leite e postos de coletas também será realizada uma programação especial alusiva à data.

Secom – PB