Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PARABÉNS INGÁ, NESTA DATA QUERIDA !

A denominação Ingá, segundo alguns historiadores, originou-se do tupi-guarani, e significa cheio d’água. Sua formação administrativa começa com a criação do distrito denominado Vila do Imperador, pela lei provincial nº 2 e depois, é elevada a vila com mesmo nome pela lei provincial nº 6 de 3 de novembro de 1840. Pela lei provincial nº 3, de 23 de maio de 1846, a Vila do Imperador passou a denominar-se Ingá. No ano de 1900, o município foi extinto e restaurado em1904, por meio da lei nº 225 de 19 de novembro.

A comarca de Ingá foi criada em 10 de abril de 1940.

Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 18.234 habitantes,4distribuídos em 288 km² de área.

O município de Ingá é conhecido mundialmente por suas itacoatiaras, inscrições rupestres feitas em pedras, provavelmente, pelos indígenas, muito antes dos europeus chegarem ao continente americano. Não se conseguiu ainda decifrar o significado de tais inscrições.

Município de Ingá

Na verdade o nome oficial “Vila do Imperador” jamais chegou a convencer alguém. Nem seus moradores, nem intelectuais, nem mesmo os governantes. Os relatórios desse se referiam sempre á Vila como sendo a do Ingá. Sendo assim… Em 23 de maio de 1846, a Vila do Imperador passou a chama-se Vila do Ingá definitivamente.
 

 

Descrição da cidade 

A cidade de Ingá está localizada a 95 km da capital João pessoa e a 34 km de Campina Grande, no planalto da Borborema, a cidade tem seu clima semi-árido e está as margens do Rio Ingá de Bacamarte. Atualmente de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística possui uma população de 18.234 habitantes (censo 2010). Ingá está inserida em roteiros de cidades turísticas por oferecer várias opções, das quais a mais conhecida e difundida é a famosa Pedra do Ingá ou Itacoatiaras do Ingá como também é conhecida.      

 

 

Histórico 

A denominação Ingá, segundo alguns historiadores, originou-se do tupi-guarani, e significa cheio d’água. Sua formação administrativa começa com a criação do distrito denominado Vila do Imperador, pela lei provincial nº 2 e depois, é elevada a vila com mesmo nome pela lei provincial nº 6 de 3 de novembro de 1840. Pela lei provincial nº 3, de 23 de maio de 1846, a Vila do Imperador passou a denominar-se Ingá. No ano de1900, o município foi extinto e restaurado em 1904, por meio da lei nº 225 de 19 de novembro. A comarca de Ingá foi criada em 10 de abril de 1940

 

 

Atrativos Turísticos 

A cidade possui opções de turismo para os mais variados gostos e para todas as idades, com destaque para o turismo histórico, rural e de aventura.   

 

ImagemImagemPedra do Ingá – Famoso bloco granítico no leito do rio Ingá, mais precisamente na fazenda pedra lavrada, sobre o qual repousam gravuras rupestres de aproximadamente 6.000 anos. A pedra do Ingá atualmente é um dos sítios de arte rupestre mais famosos do mundo e o segundo mais importante do Brasil. No local é possível conhecer e aprender um pouco mais da história dos índios que habitavam a região, como também sobre os grandes mamíferos que se extinguiram há mais ou menos 12.000 anos. Os fósseis do Eremotherium Laurilardi (preguiça gigante), do Toxodonte (espécie de hipopótamo primitivo), do Gliptodonte (Tatu gigante) estão expostos no museu que fica localizado no próprio sítio.  

 

 

ImagemSerra Velha – Ponto mais alto da região com 665 metros acima do nível do mar. O local é perfeito para quem gosta de fazer trilha e se aventurar nas alturas. Com paredões enormes propícios para a prática do rapel e furnas onde no passado se escondiam cangaceiros como Antônio Silvino. Além disso o local tem natureza exuberante com espécies endêmicas e também mirantes naturais de tirar o fôlego, onde o visitante tem a sensação de estar acima das nuvens. 

 

 

ImagemQuilombo de Pedra dágua – Localizado no sítio Pedra dágua é um local onde residem os últimos remanescentes dos escravos das fazendas e senzalas ingaenses. A comunidade é reconhecida nacionalmente e já ganhou o título de comunidade quilombola. No local acontecem diversos eventos culturais. A paisagística do lugar também chama bastante a atenção. 

 

ImagemCruzeiro de Pontina – O local é perfeito para quem gosta de caminhar e escalar as rochas sem correr muitos riscos. Com uma altitude de aproximadamente 300 metros acima do nível do mar o cruzeiro de pontina é um mirante natural de onde se descortina uma visão de 360° da região. É possível também avistar o início do planalto da Borborema. Pra quem gosta de fotografia o lugar é ótimo para fazer boas fotos de orquídeas e de espécies endêmicas. Além do que é possível conhecer uma lagoa pleistocênica, local onde os grandes animais da megafauna iam saciar a sua cede.  

 

ImagemSerra do cruzeiro e Serra Verde – Marco de fé católica a Serra do Cruzeiro é o ponto mais alto da cidade de onde se tem uma visão estratégica de toda a região. Turistas e moradores locais costumam subir o cruzeiro para pagar promessas ou simplesmente para desfrutar de momentos agradáveis no alto da serra. Já a Serra Verde é perfeita para a prática do rapel e dos esportes radicais. 

 

 

população ingá no paraíba é:

 

População do CENSO 2000: 17.473 habitantes
População de homens de Ingá: 8.838 habitantes
População de mulheres de Ingá: 9.342 habitantes
População urbana de Ingá: 11.599 habitantes
População rural de Ingá: 6.581 habitantes
O número de habitantes do censo 2010 em Ingá é de 18.180.

Dennis Mota Oliveira
Pesquisador da Sociedade Paraibana de Arqueologia – SPA
e do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia – LABAP – UEPB
Fones: (83) 9145-9418 (claro) e (83) 9646-3394 (tim)
PREFEITO  : Manoel Batista Filho
Vice               : Carlos Alberto Mendonça

Não é possível comentar.