Dona “Maria Jiló” é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.
E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido,com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução. Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.
Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
– Ah, eu adoro essas cortinas… E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem.. – Simples assim? Calmamente ela continuou: Depois me pediu para anotar: COMO MANTER-SE JOVEM 2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. 3. Aprenda sempre: 4. Aprecie mais as pequenas coisas – Aprecie mais. 5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar. 6. Quando as lágrimas aparecerem 7. Rodeie-se das coisas que ama: 8. Tome cuidado com a sua saúde: 9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa. 10. Diga às pessoas que as ama, e que ama a cada oportunidade de estar com elas. E, se não mandar isto a pelo menos quatro pessoas – quem é que se importa? Mas se puder, pelo menos, partilhe com alguém! “O que de nós vale a pena, se não tocarmos o coração das pessoas?” ” O mundo é de quem se atreve. “Um dia você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.”
|
||
|