Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PARA MUDAR O PAÍS ( Prof. Marcos Bacalháo )

 

“SE O POVO BRASILEIRO  ACREDITASSE MAIS NA FORÇA QUE TEM, NÃO EXISTIRIAM TANTOS POLÍTICOS CORRUPTOS BO BRASIL”

 marcos baclhao

           

 

Foi um assunto que dominou a conversa e a vida dos brasileiros nos últimos dias: as manifestações em todo país. Por onde quer que a gente ande, a frase que mais se escuta é: O Brasil acordou !.

Mas essa não é a primeira vez que parte da população vai às ruas para se manifestar. Já aconteceu vários movimentos parecidos com o que estamos vivenciando, todos realizados por pessoas dispostas a mudar algo que não estava bom. Vou falar de dois que vivenciei. Ambos mobilizaram as cidades… e deram resultados positivos.

            Em 1984, as comemorações também foram marcantes, ainda lembro-me com detalhes. Com ela, as pessoas queriam conseguir algo muito justo: votar para presidente. Nesse movimento, vários artistas e intelectuais, que anteriormente haviam sido perseguidos pela ditadura, convocaram multidões a protestar pelo direito de escolher diretamente, por meio de eleições, o representante máximo da nação.

            Milhões de pessoas foram às ruas, mas nem todos os deputados federais se convenceram. Faltaram 22 votos para a aprovação da emenda no Congresso. O movimento, no entanto, incentivou outras milhares de pessoas a engrossar o coro e teve grande importância na redemocratização das eleições diretas para Presidente da República em 1989.

OS CARAS PINTADAS

            \Era de esperar que aquele presidente que os brasileiros tanto quiseram escolher por eles mesmos – como eu contei acima – fizesse o máximo pela nação que tento depositou esperanças nele, não é? Mas não foi bem isso que aconteceu. Fernando Collor, o primeiro presidente do Brasil escolhido por voto direto desde o ex-presidente Jânio Quadros, que havia sido eleito em 1961, decepcionou.

            Collor envolveu-se em vários episódios de corrupção e tráfico de influência, aproveitou a sua posição privilegiada para conseguir e conceder favores. Quando se viu acuado pelas denúncias na imprensa, o presidente tentou angariar a simpatia dos brasileiros, pedindo que colocassem bandeiras do Brasil nas janelas e saíssem de verde e amarelo para as ruas… Mas sabe o que os jovens fizeram? Saíram de preto e com os rostos pintados, exigindo o “ impeachment”  de Collor.

            E agora parece que estamos lembrando o nosso poder de fazer diferença. As manifestações estão aí, por todo  o Brasil, exigindo dos dirigentes várias mudanças para reestabelecer melhorias que são nossas por direito. Por isso deveremos lutar.

            Infelizmente, algumas pessoas abusam desses movimentos para incitar a violência e atos de vandalismo, o que macula a serenidade da causa. Todos os protestos que já surtiram resultados em nossa história foram pacíficos. E o que todos querem, não é exatamente isso? Paz e dignidade, para que possamos viver bem e falar. Eu sou brasileiro… e tenho orgulho do meu país. Tenho dito e até a próxima!

 

                                                           Ingá, 11 de julho de 2013 

Não é possível comentar.