Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

  • por

CLIMA DE DESCONFORTO ENTRE OS CANDIDATOS DO PT NA CAPITAL

Diversos candidatos a vereador pelo PT, procuraram este aprendiz de digitador demonstrando grande insatisfação com a coordenação das eleições proporcionais do PT na capital, beneficiando escancaradamente cerca de seis candidatos em detrimento dos demais, que desmotivados já pensam em abandonar a chapa majoritária encabeça por Luciano Cartaxo, e passarem a parti de agora a pedir votos apenas para eles próprios, pois não se conformam com a falta de atenção por parte dos dirigentes da legenda. Um dos reclamantes enfatizou que a turma privilegiada é praticamente a mesma que trabalhou todo tempo para que Cartaxo não fosse candidato. O fato é que estranhamente enquanto uns conseguiram aparecer apenas uma vez no guia eleitoral, Antonio Barbosa, Benilton Lucena, Eliezer Gomes, Fuba e Anselmo Castilho já apareceram cinco ou seis vezes, como se a legenda se resumisse apenas aos ditos cujos. Como boa parte de tais candidatos recentemente tentaram inviabilizar a candidatura de Cartaxo e não conseguiram quem sabe agora com tal postura não irão conseguir. Cartaxo precisa urgentemente frear tal abuso, sob pena de debandada dos candidatos proporcionais, que estão se sentindo altamente prejudicados pela falta de critério e de seriedade dos dirigentes da legenda. Luciano Cartaxo precisa urgentemente tomar as rédeas e colocar ordem na casa. 

LULA FORA DA CAMPANHA NA PARAÍBA

Parece que ainda não vai ser desta vez que Lula virá participar de uma campanha envolvendo um militante do seu partido que disputa a Prefeitura de João Pessoa. Se Luciano Cartaxo contava com Lula em seu palanque, pode desde já esquecer, pois toda agenda do Lula está condicionada à liberação dos médicos. Paulo Frateschi, secretário nacional de Organização do PT, atribuiu a remodelagem da agenda à conveniência política, não aos médicos.”A preocupação de Lula é não ter que voltar. Por isso ele pergunta: qual o melhor momento para ir? Estamos segurando essas viagens até ter um quadro mais claro por capital.” Danado é que se demorar demais, a presença de Lula pode tornar-se desnecessária, ou seja, Luciano Cartaxo, pode contar apenas com a aguerrida militância petista e com o outro Luciano, o Agra.

CÍCERO É CITADO PELA REVISTA ISTOÉ

Como de vez em quanto acontece, o senador e atual candidato a prefeito Cícero Lucena se encontra nas páginas da Revista Istoé, com direito a fotografia de tudo. A revista semanal traz uma matéria lamentando que com novo entendimento o TSE – Tribunal Superior Eleitoral torne a famosa Lei da Ficha Limpa uma letra morta sem nenhum sentido, já que seus ministros estão liberando gestores que tiveram as respectivas contas rejeitadas. Ao falar de Cícero a revista cita que o mesmo teve duas condenações do Tribunal de Contas da União, referente à sua gestão na capital paraibana.Lamentável, pois se tal acontecer todo trabalho de milhões de pessoas que se mobilizaram para arrecadar assinaturas para tal lei, terá sido em vão e aqueles políticos fichas sujas vão continuar fazendo a festa, deles e das respectivas famílias é claro.

A FRACA PRODUÇÃO DOS NOSSOS VEREADORES

O Jornal Correio da Paraíba fez uma pesquisa e levantou a produção dos vereadores de nossa capital. Tal levantamento revelou aquilo que já se sabia, ou seja, nós temos legisladores muito fracos, pois é inadmissível que em quatro anos, numa cidade em franco crescimento e, portanto cheia de problemas, alguns vereadores tenham apresentado menos de cinco projetos de lei. Para conclusão dos leitores, vai a produção de cada um deles Zezinho do Botafogo – 36 projetos, Bruno Farias – 36, Tavinho Santos -33, Marcos Vinicius -29, Benilton Lucena – 20, Ubiratan Pereira(Bira0 – 17, Durval Ferreira – 12, Geraldo Amorim -11, Fernando Milanez – 11, Sandra Marrocos -11, Raoni Mendes -10, Eliza Virginio – 9, Dinho -8,Raissa Lacerda – 5, Pedro Coutinho -3, Luis Flavio -3,Mangueira – 3, João Corujinha – 2, Pastor Edmilson -2, Sérgio da Sac 1, João dos Santos -1. Pior, é que tem alguns deles além do fiasco como legisladores, sequer usam a tribuna daquela Casa de Leis e tentam agora na maior cara de pau a reeleição em outubro vindouro.

SINDICATO É PROIBIDO DE DISTRIBUIR PANFLETOS EM BENEFÍCIO DE ESTELA

A Justiça Eleitoral proibiu a distribuição de material impresso pelo Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de João Pessoa (Sindifarma-JP) com propaganda ilegal a favor da candidata do PSB Estela Bezerra à prefeitura de João Pessoa. O informativo, impresso e envelopado em papéis timbrados, foi enviado através de mala direta. Após a expedição da sentença, na última terça-feira (4), a Justiça Eleitoral estuda se abrirá investigação judicial eleitoral de abuso de poder econômico. Diante de uma informação dessas, logo vem a inevitável pergunta: Qual o interesse que tal sindicato patronal tem na eleição de Estelizabel? Cada um tire as conclusões.

QUAL A VERDADEIRA UTILIDADE DE UM CARRO DE SOM?

Por falar em Estelizabel, a Justiça Eleitoral proibiu propaganda ilegal que vinha sendo veiculada em carros de som da Coligação Pra Seguir em Frente, encabeçada pela mesma. O juiz da 76ª Zona Eleitoral, Eduardo José de Carvalho Soares, concedeu liminar na representação da Coligação Por Amor a João Pessoa, Sempre, por entender que a mensagem transmitida possuía conteúdo caracterizado como calúnia, difamação e injúria a Cícero Lucena (PSDB), candidato à Prefeitura da Capital pela coligação. Afora um uso indevido assim no sentido de macular adversários, será que algum dia um carro de som fez alguém resolver votar em determinado candidato?

MÚSICA DE PARAIBANO É EXECUTADA NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Quem foi assistir o Desfile de 7 de Setembro na Avenida Getulio Vargas nesta capital, viu e ouviu a Banda do 15º Batalhão de Infantaria, ao passar defronte ao palanque das autoridades executar o belo e famoso dobrado ‘Os Flagelados”. O que pouca gente sabe é que tal composição foi escrita pelo maestro e compositor paraibano Joaquim Pereira, sensibilizado com os pedintes da seca de 1930, postados defronte ao prédio dos Correio na parte baixa da cidade, exatamente no trajeto do maestro, que naquela época fazia parte da Banda da Polícia Militar.
Ao passar no Jornal da TV Cabo Branco, com a banda de música desfilando sob acordes dos ‘Flagelados’ velhos amigos e admiradores da maestro – cuja obra é composta de mais de 300 composições de diversos gêneros – que conhecem a citada composição emocionados, ligaram para minha residência, imaginando que eu genro do mesmo, não teria visto o Jornal das 19 horas.

MÚSICA DE PARAIBANO É EXECUTADA NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO II

Joaquim Pereira, felizmente é admirado em todo país e até no exterior onde suas composições, principalmente aquelas de cunho militar são executadas diariamente nos quartéis. Recentemente o mesmo foi homenageado e imortalizado com o seu nome no frontispício da famosa Banda de Música da Aman – Academia Militar de Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, bem como lembrado também com o seu nome no Pavilhão de Música da Banda do 15º Batalhão aqui na Paraíba. O maestro e compositor infelizmente só tem o reconhecimento das autoridades das Paraíba, pois a Câmara Municipal aprovou o seu nome para um colégio da Prefeitura da capital há mais de 15 anos e tal homenagem jamais foi concretizada, mesmo tendo sido inaugurada mais de dez colégios nos últimos anos. No âmbito do estado da Paraíba, o líder do governo na Assembleia Hervazio Bezerra, para reparar tal injustiça, propôs recentemente o nome do mesmo para uma escola que estava sendo construída no Portal do Poço na cidade de Cabedelo. 

MÚSICA DE PARAIBANO É EXECUTADA NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO III

Tal projeto foi aprovado e sancionado pelo Governador Ricardo Coutinho e devidamente publicado no Diário Oficial, porém para surpresa de todos, inclusive dos familiares e amigos do maestro, tal escola foi inaugurada com o nome de Imaculada Conceição, sob protestos de alunos e professores, pois a nova escola nada tem a ver com a antiga escola que funcionava dentro da cidade de Cabedelo, em prédio alugado e que foi fechada por falta de alunos. O esquecimento e descaso com o maestro e compositor paraibano, vem provar apenas que ninguém é profeta em sua terra.

AS PROMESSAS DE CAMPANHA E O DESPREPARO DOS MARQUETEIROS 

Os marqueteiros que trabalham nas campanhas para prefeito da capital já não têm mais o que o que inventar para assim atrair o eleitorado. De um lado obras faraônicas e até mesmo oferecimento de geladeiras, fogões computadores, tablet e outros. As propostas são tão mirabolantes, que os candidatos já começam até a fazer criticas uns aos outros. A propósito de distribuição de tablets! Por parte do candidato Cícero Lucena a candidata Estelizabel não se conteve e fuzilou:O dinheiro daria para 11 escolas ou 23 creches. Estelizabel só esqueceu de calcular o custo de suas prometidas geladeiras e fogões. 

AS PROMESSAS DE CAMPANHA E O DESPREPARO DOS MARQUETEIROS II

Ainda falando na campanha e nas propostas, muitos candidatos inteiramente desinformados estão prometendo reabrir no bairro de Mangabeira a Maternidade Santa Maria, promessa que evidentemente soa como eleitoreira, pois tal maternidade foi fechada por recomendação da Vigilância Sanitária, considerando que tinha um alto índice de infecção, pois abaixo da referida construção, passava um esgotamento sanitário e consequentemente se tinha ali um índice grande de mortalidade materna de trinta mortes por cem mil partos, quando o natural é de três por cem mil”, o maior motivo dessas mortes era por infecção hospitalar e que esses números não eram divulgados em João Pessoa.A desinformação é tamanha que outro candidato anda prometendo construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por cada Distrito Sanitário, ignorando o dito cujo que o Ministério da Saúde define uma UPA para cada 250 mil habitantes. Tem gente que está prometendo seis UPAs, desconhecendo inclusive essas regras básicas com relação à referência da população”. 

HOJE SE COMEMORA

Dia da Imprensa

Fundação do 1º Jornal do Brasil

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais

Não é possível comentar.