Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A PRISÃO DE FAUSTO E A OBRA DE GOETHE

O Pastor Fausto sempre gozou de grande prestígio na Igreja Universal, tanto que os fieis daquela igreja – e bota fiel nisso – foram induzidos a erro e elegeram o dito cujo deputado estadual. Como o poder inebria, Fausto já sem mandato foi flagrado e filmado numa festa na cidade de Campina Grande, tomando cerveja e dançando com uma misteriosa loura, quando então foi expurgado da referida Igreja e conseguiu uma ‘boquinha” como assessor palaciano – leia-se aspone – no governo de José Maranhão. Investido no cargo foi flagrado num cabaré na Rua da Areia, visivelmente embriagado e com o carro todo amassado, ocasião em que foi abordado por policiais militares, quando então o cidadão imbuído de uma autoridade que julgava possuir, tentou falar grosso e se deu mal, foi algemado e conduzido até o plantão de policia para as providencias cabíveis. Quando todos pensavam que Fausto havia aprendido as lições da vida, verifica-se que o lobo perde o pelo mas não perde o vício e agora o mesmo foi flagrado traficando crianças e se encontra preso aguardando ao desenrolar do processo. Fausto é um poema de Goethe de que relata a tragédia do Dr. Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento de seu tempo, faz um pacto com o demônio Mefistófeles, que o enche com a energia satânica. Tomara que com Fausto Oliveira não esteja acontecendo o mesmo.

O DEDO DE FERNANDO MELO

A grande noticia da última semana, com direito inclusive a fotos, foi aquela envolvendo o ex-deputado Fernando Melo, que de forma deselegante procurou o governador Ricardo Coutinho numa solenidade publica no interior do estado e de dedo em riste, falando alto, foi exigir uma divida trabalhista ainda da gestão de Cássio Cunha Lima. O governador em cima de bucha, no mesmo tom, mandou o mesmo moderar a voz e segurou o dedo do dito cujo, dobrando em direção ao inoportuno cobrador, que claro, foi cantar em outra freguesia com o dedinho e as orelhas doendo. Quem sabe depois dessa lição, Fernando Melo aprende e vai cobrar a quem realmente ficou lhe devendo.

CÍCERO LUCENA E A REVISTA ISTOÉ

Não tem jeito, os nossos parlamentares estão sempre na mídia negativa. Desta feita a Revista Istoé que se encontra nas bancas, senta a pua no senador Cícero Lucena, revelando o seu prontuário e o classificando como um parlamentar de atuação discreta, que não faz discursos que se destacam e tampouco tem projetos de maior impacto na vida do País. Mesmo assim, o tucano da Paraí¬ba conseguiu se tornar o primeiro-secretário do Senado, com a função de administrar a conta bancária da Casa, cujo orçamento anual chega a R$ 3 bilhões. Revela a citada revista que Cícero é campeão de processos na Justiça acusado de formação de quadrilha e desvio de dinheiro publico. Ao final da reportagem revela a revista: “Lucena parece ser o homem errado no lugar errado”. A sorte é que neste país onde as panelas esfriam rapidamente muitos processos do mesmo já prescreveram, bem como nos tribunais superiores não é comum a condenação de detentores de mandato, principalmente se o processado for senador da Republica. Diferente do que pensam alguns a absolvição nem sempre representa inocência do réu, que consegue escapa devido às muitas chicanas jurídicas.

INGÁ E A FABRICA DAS ALPARGATAS

Parece que a nossa querida cidade do Ingá do Bacamarte, terra de Vavá da Luz, vai perder a fabrica das Alpargatas, pois o prefeito daquela cidade Lula, candidamente informou que não tem dinheiro na Prefeitura para adquirir um terreno. Como já disse em outra ocasião aqui neste espaço, político deveria ser como carro, passar por um recal, dois anos depois do mandato, ou seja , comprovado a sua inabilidade e incompetência para o cargo a população teria o direito de expurgá-lo, sem que tivesse o desprazer de tolerá-lo por todo mandato, evitando assim sérios prejuízos para a cidade, com a permanência do mesmo. Como não há mal que sempre dure e azar que não se acabe, os homens e mulheres de tino dessa magnífica cidade devem se organizar e dar um basta nesses políticos arcaicos como o atual prefeito, bem como, por exemplo, outros como Antonio Burity, que mesmo em idade bastante avançada, pretende retornar ao poder e assim trazer mais atrasos para o já sofrido município.Para conseguir esse objetivo, Burity até deseja a presidência do PSB, cujos dirigentes o alto cardinalato Girassol, certamente não vão permitir que isso ocorra, pois seria um verdadeiro retrocesso para um partido jovem e que prega novos tempos, o que com certeza não iria acontecer com Burity, pois tanto a legenda quanto a cidade iriam ficarem como a cantiga da perua, de pior a pior. Sem esquecer que no passado Burity traiu ao irmão Tarcisio, para se aliar a Cássio Cunha Lima. Imagine então, o que não fará o cito cujo no futuro com os dirigentes do PSB.

OS DEPUTADOS GAZETEIROS

Dias desses o presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Marcelo, imitando o que já fazia Rômulo Gouveia e Arthur Cunha Lima, utilizou a sempre generosa mídia para informar que irá colocar faltas nos deputados gazeteiros, sendo logo copiado pelo presidente da Câmara Municipal da capital, Durval Ferreira, que fez a mesma ameaça. Desde que este ignaro digitador se entende como gente, que escuta tal cantilena que jamais foi é cumprida no passado e também não será com certeza no presente, ou seja, a coragem é pouca. Por falar em Ricardo Marcelo, cujo aniversário no passado jamais foi lembrado, desta feita no poder foi fartamente lembrado, pois no final de semana se repetiu aquelas provincianas notinhas nos nossos jornais de muitas lôas ao presidente Ricardo Marcelo pelo seu aniversário. Tomara que tais beija-pés não tenham sido com dinheiro do erário.

BARBA, CABELO E BIGODE

O Cabeludo Veneziano Vital do Rego, depois de se eleger duas vezes prefeito da segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, elegeu o irmão Vital senador e a sua genitora Nilda Gondim como deputada federal, dando assim uma prova inequívoca a de tremenda força política. Agora, o mesmo consegue nomear a própria esposa Ana Claudia, como Superintendente da Funasa da Paraíba. É o fraco.

A DERRAMA DE DINHEIRO EM PICUÍ

A Prefeitura de PicuÍ deve nadar em dinheiro, considerando a vasta programação divulgada para a festa de aniversário da cidade, com o pagamento de inúmeros e caros artistas para uma semana de festa.Maquiavel já nos ensinava, quando faltar o pão ofereça o circo.Como lá falta muito pão, com muitos moradores abaixo da linha de pobreza, tome circo.

Esta coluna e publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais