Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

OS 100 MELHORES DO CONGRESSO NACIONAL

 

O Diap Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar órgão de assessoria parlamentar dos sindicatos brasileiros, o Diap fiscaliza o desempenho de deputados e senadores, acompanha a conjuntura política acaba de divulgar a relação dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Para nossa decepção nenhum dos nossos representantes sequer foi lembrado na longa lista, em que pese à boa atuação de outros os parlamentares aqui mesmo do Nordeste. Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB.

 

OS 100 MELHORES DO CONGRESSO NACIONAL II

 

Só para ficar aqui mesmo pelo Nordeste, em Alagoas foram escolhidos os senadores Fernando Collor e Renan Calheiros, já no estado do Ceará foram escolhidos os seus três senadores, Eunicio Oliveira, Inácio Arruda e José Pimentel, mais os deputados André Figueiredo e José Guimarães. O estado de Pernambuco foi lembrado pelas atuações dos deputados Bruno Araujo, Na a Arraes, Fernando Ferro, Inocêncio Oliveira, Paulo Rubens Santana e Sérgio Guerra, aparecendo ainda com seus três senadores, Jarbas Vasconcelos, Armando Monteiro e Humberto Costa. No pequeno estado do Piauí o destaque foram o deputado Osmar Junior e o senador Wellington Dias, Finalmente o estado do R.G.N com o deputado Henrique Alves e o senador José Agripino Maia. Um dia quem sabe, teremos os nossos, destacados não só no recebimento da famosa verba indenizatória.


 

NA CIDADE SEM MEU CARRO

 

Ontem pela manhã o prefeito Luciano Agra que veio de casa utilizando o transporte coletivo, abriu no Largo do Ponto Cem Réis oficialmente a campanha ‘Na Cidade Sem Meu Carro’, movimento que pretende melhorar o trânsito e evitar poluição na cidade. Na solenidade estiveram presentes diversos vereadores, secretários municipais, estudantes da rede publica municipal e o povo em geral. A nota destoante foi o lixo espalhado no local, inclusive cascas de laranja deixada ali por um bando de desocupados que diariamente ingerem cachaça e jogam baralhos nos bancos ali existentes e que rapidamente foram expulsos do local, pela Guarda Municipal que só aparece, onde o prefeito Luciano Agra estiver. Seria bom que o nosso prefeito fosse onipresente, ou seja, estivesse ao mesmo tempo em vários locais da cidade, pois assim muitas irregularidades seriam rapidamente resolvidas.

 

DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO NADA PARA DAMIÃO

 

Conforme esta coluna já havia anunciado, o nosso deputado Damião Feliciano que disputava uma vaga de ministro do TCU não tinha nenhuma chance e a indicada seria Ana Arraes, genitora do governador Eduardo Campos, de Pernambuco. A vitoriosa obteve 222 votos, já o nosso conterrâneo Damião Feliciano, ficou em quarto lugar na votação da Câmara com apenas 33 sufrágios. O segundo mais votado foi o deputado Aldo Rebelo (PC do B), 149 votos. O deputado Átila Lins (PMDB-AM) ficou em terceiro lugar, com 47 votos. Também eram candidatos Milton Monti (PR-SP) e Rosendo Severo, funcionário de carreira do TCU. O deputado Vilson Covatti (RS), indicado pelo PP, retirou a candidatura pouco antes da votação. O danado é saber que metade dos nossos deputados federais votou em outros candidatos. Usando o próprio slogan de Damião: ‘De coração para coração’, nada para Damião”. Em tempo: Que não ficou nada satisfeito foi o primeiro suplente da legenda Major Fábio, que estava sonhado voltar a Câmara Federal.

 

VEREADORES: OS CANDIDATOS NO PRÓXIMO ANO

 

No próximo ano além das muitas novidades teremos o retorno de antigos políticos que irão disputar uma vaga na Câmara Municipal da capital. Estarão na disputa Marcone Paiva, Padre Adelino, Paula Frassinete, Heraldo do Egito, Camilo Macedo, Carlos Gláucio, Watteau Rodrigues e Sérgio da Sac, este recentemente cassado e como surpresas teremos, Mauricio Burity, que recentemente presidiu a Fundação Espaço Cultural e a secretária do Planejamento da Prefeitura Estelizabel Bezerra. Mesmo com o aumento das vagas na Câmara dos vereadores o páreo será muito duro, principalmente para os atuais vereadores que tentam a reeleição.

 

GRUPO CASA DA MÃE JOANA

 

Hoje as 17h30 na Estação Ciência Cabo Branco no projeto denominado Sexta do Choro se apresentará o grupo de gafieira ‘Casa da Mãe Joana’. Na apresentação de hoje além de músicas autorais, o grupo traz no repertório uma seleção de músicas de Sivuca, Nazareth, Hermeto Pascoal, Severino Araujo e Pixinguinha, entre outros mestres do gênero. Salve o gruo Casa de Mãe Joana que prestigia sempre autores brasileiros, nordestinos e paraibanos, bem diferente, portanto, de alguns conjuntos musicais – muitos pagos até pelos cofres do estado e municípios e que quem sabe acometidos do famoso complexo de vira-lata teimam em só executar autores estrangeiros.

 

MAIS UMA PRISÃO NO DETRAN

 

Esta semana a imprensa noticiou a prisão do servidor do Detran Severino Nascimento, acusado de receber R$200 de um usuário do órgão para aprová-lo no exame da CNH. Tais escândalos são recorrentes naquele órgão desde o governo do Maranhão quando se desbaratou mais de uma quadrilha que cometiam ali os mais diversos crimes, inclusive com prisões de vários servidores. O danado é que não se tem noticia que nenhum deles tenham sido demitidos, ou seja, continuam trabalhando normalmente e claro, podendo tornar a delinquir. Ocorrendo as prescrições dos referidos processos administrativos seria o caso então de punir os dirigentes daquele órgão de trânsito.

 

COUTO VOTOU A FAVOR DE MAIS UM IMPOSTO

 

Todo mundo de bom senso é contra a criação de um novo imposto para saúde, considerando que a carga tributária em nosso país já é arrasadora e sacrificante para os brasileiros, considerando ainda que a CPMF não ajudou em nada a área da saúde, cujas dificuldades são muito mais de gerenciamento do que de falta de recursos.Quem parece que pensa diferente é o deputado federal Luiz Couto, que foi o único dos nossos representantes a votar favorável a tal absurdo, cuja proposta felizmente foi derrotada no plenário da Câmara.

 

JOSE MARANHÃO ANUNCIA QUE É CANDIDATO A PREFEITO DE JOÃO PESSOA

 

Antes se tratava apenas de boatos, mas agora e oficial, pois o próprio José Maranhão anunciou que é candidato a prefeito de João Pessoa em 2012, sem descartar que pode ainda poderá disputar o governo em 2014. Com tal decisão Maranhão fulmina duas candidaturas à primeira no seu próprio partido o PMDB, a propalada candidatura do deputado Manoel Junior que se realmente quiser ser candidato terá que deixar a legenda. Outra candidatura que ficará bem fragilizada é a de Cícero Lucena, que como se sabe sempre andou a reboque dos Cunha Lima e na impossibilidade de contar com os mesmos, sonhava em ter o apoio de José Maranhão.

 

GREVE NO FISCO

 

Reivindicando a adoção integral do subsídio salarial, os agentes fiscais do Estado decidiram, em assembleia realizada na noite desta quinta, paralisar as atividades por tempo indeterminado. A decisão foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Agentes Fiscais da Paraíba, Vitor Hugo. Além da paralisação, os agentes decidiram ainda que deverão entregar os cargos de chefia.A categoria cobra o cumprimento de lei aprovada no governo Cássio. Pior é que tal movimento pode derrubar a receita do estado e o já é difícil irá piorar muito mais.

 

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais