Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A TERCEIRIZAÇÃO DA SAÚDE E DUCAÇÃO

 

 

Primeiro foi o governo Ricardo Coutinho que com base num decreto de ‘estado de emergência’ contratou a organização denominada de Cruz Vermelha, para gerir o Hospital de Traumas, que há anos realmente atravessa uma situação funcional das mais caóticas. Agora o prefeito Luciano Agra seque o exemplo do governador e deseja também passar para grupos privados a gestão de hospitais e escolas. Conhecendo a classe política e sabendo que período eleitoral é como Carnaval, quando tudo é permitido, tal mudança cai como uma luva, principalmente considerando que já no próximo ano teremos o pleito municipal e assim na ausência de concursos públicos, o gestor nomeara apenas aqueles apadrinhados do governante, quase sempre pessoas despreparadas, o que contribuiria além de burlar o processo eleitoral, para piorar ainda mais as duas áreas já bem sofríveis.

 

 

A DESISTÊNCIA DE FERNANDO MILANEZ

 

Por falar em processo eleitoral, como já se esperava o vereador Fernando Milanez depois de uma conversa com o ex-governador José Maranhão desistiu de uma hipotética candidatura a prefeito da capital. O fato é que o dito cujo sem musculatura para vôo tão alto, queria apenas meses de mídia como de fato conseguiu e agora resolveu assumir que sua candidatura era de brincadeirinha. Vai ver o mesmo estava querendo ser vice de alguém com potencial.

 

 

OS COLÉGIOS E OS MARGINAIS

 

A imprensa precisa ter muito cuidado com o que noticia. Divulgar que marginais pés-de-chinelo que temos por aqui, iriam invadir escolas publicas foi demais e colocou a nossa capital desnecessariamente na mídia nacional. Os marginais em alguns bairros periféricos pela geografia do local onde residem e a dificuldade de acesso, até cometem alguns abusos, mas com a chegada da Polícia fogem como ratos.  Invadir o Liceu no centro da cidade como foi noticiado, não é crível e soa como algo preparado para enfraquecer o governo e as instituições ligadas à área da segurança publica.

 

 

A CALÇADA DA GUEDES PEREIRA

 

Parabéns a Prefeitura da capital, pois depois de décadas finalmente a Avenida Guedes Pereira que liga o Ponto de Cem Réis a Praça Pedro Américo, se encontra sofrendo mudança do seu piso que se encontrava em estado imprestável. O mesmo não se pode dizer do calçamento da Praça João Pessoa e o Calçadão da praia de Tambaú, trecho Hotel Tambaú e busto de Tamandaré. Tanto a praça quanto as praia citada, são com certeza os pontos mais visitados pelos turistas que chegam a nossa cidade e, portanto inexplicável o abandono de tais locais.  É preciso não esquecer que além dos turistas, andam ali na Praia de Tambaú fazendo a prática do Cooper pessoas idosas, que com tantas  pedras faltando no piso podem sofrer graves acidentes.

 

 

                                 200 MIL ACESSO NO BLOG

 

Há poucos meses para ocupar o tempo de aposentado, coloquei de forma despretensiosa no ar blog que leva o meu nome. Sem nenhuma ligação com quaisquer das esferas de poder, logo foi possível atrair uma legião de internautas que passaram a adotar como leitura obrigatória as postagens ali colocadas sobre a Paraíba, Brasil e sobre o mundo. Esta semana o blog completa 200 mil acessos, com mais de 800 comentários dos internautas o que coloca aquele nosso modesto espaço dentre os primeiros colocados dos blogs e portais de nossa terra, muitos com infraestrutura completa de pessoal e equipamentos jornalísticos. Obrigado aos amigos internautas.

 

 

O BOMPREÇO NOS TEMPOS DAS CAVERNAS

 

Este aprendiz de digitador necessitando pagar o seu cartão Hiper, seguindo orientação da própria fatura se dirigiu a um dos caixas do Bompreço na Br 230 e ao se falar com a atendente de Caixa para pagar a sua fatura no débito, foi informado pela funcionária, que a empresa os pagamentos em dinheiro e cheque, fato que causou estranheza a todos considerando que na modalidade débito o dinheiro entra na hora na conta da empresa, diferente do cheque e que demora dias. Ainda tentei argumentar com a mesma que nos dias de hoje é totalmente impraticável e inseguro a pessoa andar com dinheiro, questão que também foi totalmente ignorada pela mesma, que sequer soube explicar a razão do não recebimento no débito. Difícil é acreditar que uma empresa com uma gestão tão arcaica assim, queira competir num mercado moderno e cheio de tantas empresas poderosas. 

 

 

                                     CAI MAIS UM MINISTRO

 

Quase um mês sem que a presidente Dilma Roussef demitisse algum dos seus ministros, já ia se tornar um recorde do e eis que caiu ontem o quarto ministro, ou seja, o da Pasta do Turismo Pedro Novaes, que vinha há sete anos pagando a governanta de sua casa com recursos públicos e utilizando um servidor da Câmara Federal como motorista de sua esposa.Danado é que mesmo com 81 anos de idade o homem não aprendeu nada, pelos menos de bom.Quem andou se insinuando foi o deputado paraibano Manoel Junior, mas nem ele nem mesmo José Maranhão sequer foram citados pela imprensa nacional e ontem mesmo foi escolhido o  novo ministro, o deputado pelo Maranhão Gastão Vieira . Tomara que não gaste tanto assim.

 

 

                               A SEDURB E A FEIRA NO CENTRO

 

Dias desses noticiei aqui neste espaço a constante presença de barracas de empresas vendendo consórcios de motocicletas no centro da capital, para surpresa minha já que não faz parte da política da Prefeitura a interação com a população e muito menos com a imprensa, recebi cordial email da assessora da Sedurb Tais Cirino, a partir deste ponto “Sou assessora de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de João Pessoa e o motivo do meu contato é sobre um artigo que o senhor escreveu a respeito da utilização de espaços públicos para comercialização de veículos, a exemplo das motocicletas.Sobre isso, gostaria de lhe informar que o secretário de Desenvolvimento Urbano, Lucius Fabiani, analisou o caso e concordou que não é possível autorizar este tipo de comércio nas praças enquanto combate o comércio de ambulantes nas mesmas áreas. Por isso, informa que está proibida a comercialização em tendas nos espaços públicos, salvo em casos excepcionais, quando dos eventos realizados pela Prefeitura de João Pessoa, ou em outros casos a serem estudados nos quais serão cobradas as taxas de uso do solo para permanência no local, taxas essas que os ambulantes não recolhem.Aproveito para agradecer sua observação em relação ao fato e me coloco à disposição para sanar qualquer dúvida que, por ventura, tenha ficado”.

 

GREVE DOS CORREIOS NÃO ALTERA PRAZOS DE PAGAMENTOS, DIZ FEBRABAN

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou nesta quarta-feira (14) que não haverá prorrogação de prazos de pagamentos de cobranças não recebidas em função da greve dos Correios, iniciada à 0h. As datas de vencimento, esclarece a Febraban, são determinadas pelas concessionárias de serviços públicos e empresas emissoras dos boletos.Em comunicado, a entidade sugere que os clientes identifiquem os pagamentos recorrentes mensais, ou aqueles eventuais que poderão incidir no período da paralisação e, com essas informações, procurem as agências das concessionárias ou empresas emissoras dos boletos para solicitar a segunda via da cobrança.Segundo Almeida, os trabalhadores reivindicam aumento salarial de R$ 400, reajuste no vale-refeição, contratação de 21 mil trabalhadores em todo o país e pagamento de perdas salariais, dentre outras propostas.Danado é que também na próxima semana os funcionários dos bancos já ameaçam greve também pelas mesmas razões, ou seja reajuste salarial. Será que o governo federal já não poderia ter resolvido estas recorrentes disputas entre trabalhadores e classe patronal, editando u ma lei sobre a matéria?

 

 

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais