Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A FRAGILIDADE DA BASE DO GOVERNO RICARDO

As coisas não andam muito tranqüilas na base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa. A questão é que fatos os ocorridos ali nãos últimos dias demonstram que a coisa não anda muito tranqüila na base do governo. Primeiro foi uma sobrinha de José Maranhão que foi eleita com votos dos deputados ouvidora daquele Poder. Em seguida foram derrubados os vetos do Governo a LDO e esta semana o que se viu foi o deputado Adriano Galdino, indicado pelo líder do governo para presidir a Comissão de Constituição e Justiça ter que rapidamente recuar para não ser massacrado por Janduhy Carneiro que de última hora lançou seu nome e levou e por fim a autorização da permuta dos terrenos, o que se viu foi um placar apertado que ainda contou com três deputados da oposição e ainda diversos telefonemas do ex-governador Cássio Cunha Lima, solicitando aos deputados votos da base votos pela aprovação.

O DEPUTADO TOINHO ENROLÃO

Por falar em Assembleia, escreveu o competente jornalista Luiz Torres que Toinho do Sopão deveria se chamar Toinho do Macarrão, pois na sua visão – nunca viu alguém tão enrolado e que vem colecionando muitas trapalhadas, sendo a última delas, a votação da permuta do terreno de Mangabeira. O fato é que o voto de Toinho foi registrado como contrário à permuta, que tentou corrigir logo que percebeu o resultado favorável ao governo. O danado é que segundo observadores do Plenário o confuso deputado antes da votação chegou a dizer as deputadas Gilma, Eva e Lea que iria dar a resposta ao governador, com quem rompeu recentemente. Toinho além de agressivo anda muito enrolado.

PARTIDO PODE EXPULSAR JANDUHY CARNEIRO

A questão da eleição da CCJ parece que não encerrou ainda, pois a postura do eleito Janduhy Carneiro, pode ainda trazer novos capítulos, pois a Executiva Estadual do PPS vai discutir na próxima quarta-feira, em reunião, pedido de abertura de processo contra o parlamentar dentro do Conselho de Ética da legenda. O pedido será feito por Fábio Carneiro, presidente do PPS em João Pessoa e membro da Executiva Estadual da legenda. Segundo ele, o deputado agiu em desrespeito a acordo fechado dentro da base governista, indo de encontro à posição política aprovada na legenda de apoio ao governo Ricardo Coutinho. O deputado Janduhy já teria até recebido convite de Rômulo Gouveia para ingressas no PSD.

SUMIRAM OS EQUPAMENTOS DE GINASTICA DE INTERMARES

Um colaborador da coluna residente em Intermares comunica que todos os equipamentos de ginástica que existiam numa praça ali localizada, misteriosamente sumiram do local, deixando os praticantes a ver navios. Vai ver o prefeito José Regis contrariado com as criticas que vem recebendo dos moradores em razão doa buraqueira e do abandono daquela localidade, resolveu penalizar os seus críticos, retirando o equipamento de ginástica, apostando assim no quanto pior melhor. Como são bens adquiridos com recursos públicos o prefeito precisa explicar o destino dos mesmos.

OS FINALISTAS DO CONGRESSO NACIONAL
Os deputados do Rio de Janeiro foram os que receberam mais votos dos jornalistas na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco 2011. No Senado, as maiores votações foram dadas aos gaúchos. A Câmara tem 513 deputados. O Senado, 81 senadores. A questão é que grande parte dos parlamentares não receberam um misero voto dos 267 jornalistas de 55 diferentes veículos que votaram na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco 2011. São os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional que escolhem livremente aqueles que compõem a lista de finalistas para o prêmio. Este ano, foram lembrados nessa primeira etapa 182 deputados federais (os 26 mais votados são os finalistas) e 61 senadores (os finalistas são os 11 mais votados).Os nossos nada, necas de pitibiriba. Quem sabe algum dia.

O VELHINHO VEM AI

O ex-governador José Maranhão (PMDB) vai comemorar seu aniversário no próximo sábado, dia 6 de setembro, no Jangada Clube. Os convites para o evento já começaram a ser distribuídos e são assinados pelos “amigos” do político que sempre são verdadeiros fantasminhas, pois nunca aparecem aos olhos do publico. Dizem por ai que em tal festa existe outro objetivo: lançar o nome de Maranhão como opção do partido para a disputa da prefeitura de João Pessoa em 2012.Resta saber como fica Cícero Lucena, que sempre andou atrelado com os Cunha Lima e não podendo mais contar com os mesmos, sonhava com o apoio de Maranhão. Assim fica difícil.

JULGAMENTO DO PROCESSO DE VENEZIANO

Depois de mais de um ano tramitando, o recurso de cassação do prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) deverá ser julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral. O relator do recurso, juiz João Batista, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pediu pauta de julgamento do processo. A informação foi confirmada pelo gabinete de João Batista. A matéria deverá ser incluída na sessão do dia 6 de setembro. Antes tarde do que nunca, pois tal demora não serve nem para o próprio Veneziano, que administra a cidade como se estivesse com a espada de Dâmocle sobre a cabeça.

A APRESENTAÇÃO DA SINFÔNICA

Na noite desta quinta-feira a nossa Orquestra Sinfônica realizou mais um concerto sob a regência do maestro João Linhares, que é o segundo paraibano à frente do importante conjunto musical. No programa foi incluído ‘ Concerto para trompete In Eb’ do compositor austríaco Johann Nepomuk Hummelna. Destaque para as ‘Bachianas Brasileiras de Heitor Villas-Lobo e principalmente ‘Aqui Jazz’ do paraibano Léo Torres. Mesmo reconhecendo o valor dos compositores estrangeiros, este aprendiz de digitador enaltece o fato de que aos poucos a nossa Sinfônica vai se libertando dessa cultura de que tudo que é bom tem que vir de fora.Quem sabe teremos brevemente outros compositores paraibanos como João Arthur, João Eduardo, Joaquim Pereira, José Siqueira, Camilo Ribeiro, Abdon Milanez dentre outros talentos vergonhosamente esquecidos.

O CRIME DE JACARÉ E O INUSITADO PEDIDO

A família do estudante Aluisio Henrique Silva Cordeiro de Lucena, acusado do assassinato do estudante Max Nunes Xavier, que tentou defender um homossexual que estava sendo agredido por Aluísio, pediu o afastamento do Delegado Eriberto Antonio que preside o inquérito, argumentando que ele tinha poderia ter outros interesses na investigação do caso, porque ele fez a divulgação junto a Imprensa da fotografia do estudante que é acusado pelo crime e que se encontra foragido. Se não for para que o mesmo não seja reconhecido por outros delitos, jamais se viu um pedido tão sem sentido. Só falta ao Secretário de Segurança Pública atender o inusitado e injustificado pedido.

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em sete portais

Não é possível comentar.