Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

A RESPOSTA DO PROMOTOR


A respeito do comentário que fizemos ontem na coluna Papo d’ Esquina, sobre a ingerência do MP querendo realizar atividades típicas e privativas das polícias, recebemos do promotor de Justiça, Octávio Paulo Neto o email abaixo que transcrevemos no integra: “Caro Pedro,Gostaria de lhe convidar para conhecer o Projeto Mandacaru Sem Medo, pois na verdade o mesmo está calcado numa profunda parceira com o Estado e suas frações, como também com  Prefeitura Municipal de João Pessoa, inclusive lhe digo que o maiores entusiastas do Projeto é o Dr. Cláudio Lima, Secretário de Defesa Social, bem assim um dos maiores articuladores, juntamente com Lau Siqueira, Secretario de Defesa Social do Município de João Pessoa, até porque sozinho ninguem resolve nada.
Outrossim, não há invasão de competencia, até porque o trabalho desenvolvido pelas Policias são destinados ao Ministério Público, a quem compete constitucionalmente promover as ações penais respectivas, bem assim o controle externo da atividade policial, é, igualmente,  competência constitucional do Ministério Público, sem olvidarmos nos competir a defesa dos interesses sociais e individais indisponiveis, deste modo não nos despiremos de nossas responsabilidades constitucionais, na busca incessante da concreção do direito fundamental à segurança pública.


A RESPOSTA DO PROMOTOR II

E continua o promotor: “Assim, seria um prazer recebê-lo, para conversarmos sobre o projeto, até porque vc na condição de jornalista, bem sabe da necessidade ética de ouvir as partes, antes de veicular qualquer matéria, tenho certeza que quando tomar ciencia do conteudo do projeto, vc verá que ele nasceu de uma sinergia, fulcrando-se no incremento de políticas públicas e resgate daquela comunidade, onde o governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa são protagonistas, deste modo conto com vossa colaboração para que possamos esclarecer alguns pontos, infelizmente, mal postos. Doutra sorte, conto com vossa voz para buscarmos instrumentos para arrefecer a violência em nosso Estado e incrementarmos uma. Vale a lembrança de que o que realmente nos diferencia não nossos cargos, distintivos ou funções, são nossos propósitos. Respeitosamente, Octávio Paulo Neto.” Em que pese o email educado do senhor promotor, ratificamos o aqui postado e continuamos  interpretando como ingerência qualquer membro do MP fazer operações policiais de combate ao crime, pois a instituição tem como  competência  apenas “o controle externo da atividade policial”, ou seja, examina  eventuais erros ou excessos cometidos pelos policiais.Se fosse possível o MP realizar operações policiais, seria o caso de policiais realizarem denúncias ou outras atividades próprias do Ministério Público.



O INFERNO ASTRAL DA FAMÍLIA CUNHA LIMA

Falando em insegurança, em poucos dias, dois parentes do ex-governador Cássio Cunha Lima foram vitimas da brutal onda de violência que assola o nosso estado. No início do ano um parente seu foi morto a tiros por bandidos na cidade de Campina Grande e esta semana que se findou, um outro parente foi ferido a bala na cidade de Rio Tinto.Como o próprio Cássio vem vivendo o seu inferno astral desde a cassação do seu mandato como governador e agora na questão da sua diplomação como senador, não seria o caso de a família tomar uns banhos purificadores e contratar os serviços de uma boa benzedeira?


XII SALÃO DO ARTESANATO DA PARAÍBA

De 14 de janeiro a 06 de fevereiro, turistas e admiradores das riquezas artesanais da Paraíba poderão visitar o XIII Salão do Artesanato Paraibano, realizado no Espaço Cultural em João Pessoa. Com o tema Mãos de Mestre, os homenageados da vez serão a arte de artesãos que esculpem em madeira. O evento, já faz parte das programações de férias e do verão da capital. São esperados mais de 100 mil visitantes circulando em uma área de 2,5 mil metros quadrados. As tipologias da arte paraibana estarão divididas em 12 grandes blocos, além de um destinado a gastronomia regional e praça da alimentação. No hall do salão serão montados quatro lounges que permitirão aos visitantes descansar enquanto apreciam os estandes.

FREQUENCIA DA ASSEMBLEIA SEM CONTROLE

Os nossos deputados comprovadamente não frequentam muito o seu local de trabalho que é a Assembleia Legislativa, tanto que no ano que passou não foram poucas as vezes que não teve sessão por falta de quorum, sem que se tenha notícia de alguma providência por parte da Mesa-Diretora daquela Casa de Leis. Agora se descobre que a freqüência de suas excelências é guardada a sete chaves, para que não chegue ao conhecimento da população.De acordo com o site Excelências da ONG Transparência Brasil, a Assembleia Legislativa da Paraíba está entre as quatro casas legislativas do Nordeste e entre as onze do país que não divulgam a frequência dos seus parlamentares.Além da Paraíba, estão na lista das que não prestam contas com a população da assiduidade dos deputados nas Casas Legislativas do Acre, Amapá, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Alagoas.

A PRAÇA JOÃO PESSOA

Em que pese ser a praça mais visitada por turistas que aportam na Paraíba, a Praça João Pessoa se encontra literalmente abandonada e sucateada. O logradouro se encontra com o piso, bancos e gradis quebrados e se tornou um ponto de lavagem de automóveis. Como o espaço fica defronte ao Tribunal de Justiça, Assembleia e Palácio da Redenção, quem sabe o próprio governo do Estado poderia proceder à reforma, aliviando assim a nossa Prefeitura, que já cuida de centenas de praças espalhadas pela cidade.A propósito, tendo em vista as reformas realizada no Tribunal, nas Assembleia e no próprio Palácio da Redenção, seria bom a UFPB cuidar um pouco do antigo prédio da Faculdade de Direito,que com suas paredes sujas vem destoando do visual da área.

Esta coluna é publicada em cinco portais e no [ http://blogdopedromarinho.com]