Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A EROSÃO DA BARREIRA DO CABO BRANCO, UMA OMISSÃO DE MUITOS ANOS

Depois de seis anos de gestão, o Prefeito Luciano Cartaxo anunciou a drenagem da Barreira do Cabo Branco, como uma sendo uma grande realização da sua administração. O dito cujo já foi aproveitando para insinuar que a erosão ocorreu em razão das novas edificações feitas naquela área, se referindo naturalmente a maravilhosa e admirada Estação ciência, hoje o ponto mais visitado da nossa Paraíba. Ele Cartaxo só esqueceu dizer que asfaltou as linhas d’água da barreira para fazer uma ciclovia, sendo responsável pela falta de drenagem que ajudou a derrubar parte da barreira, além da omissão de anos. A drenagem, festivamente anunciada, constitui apenas uma providência de manutenção, que vai ser feita de forma tardia. A intervenção representa nada ou quase nada em termos de solução para o grave problema da erosão da barreira, que teve início bem antes da Estação Ciência e que foi se agravando ao longo dos anos, principalmente na atual gestão que demorou muito para agir.

MANOEL JUNIOR E A AGONIA PARA SER PREFEITO

Por falar em Prefeitura de João Pessoa, quem se encontra na maior agonia para herdar a Prefeitura é o seu vice Manoel Junior, tanto que o mesmo não se conforma com a divisão das oposições, que pode resultar inclusive numa eventual desistência de Luciano Cartaxo para a disputa ao Governo, fato que enterraria de vez a posse de Manoel Junior na Prefeitura. O mesmo está esperando que o senador e presidente estadual do MDB, José Maranhão, se sensibilize durante reunião do MDB, prevista para ocorrer, logo após o carnaval, e decline de sua pretensão de disputar o governo do estado para apoiar o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD). A agonia é tanta que Manoel Junior já procurou até mesmo o presidente Michael Temer, para fazer Maranhão desistir, mas perdeu a viagem, pois Temer assegurou a Maranhão, que a o MDB deverá participar da disputa na Paraíba. Manoel Junior quando foi vice na primeira gestão de Ricardo Coutinho, sonhou muito em assumir a Prefeitura e nada aconteceu e agora corre o risco de passar pela mesma frustração. A história de Manoel Junior lembra muito a viúva Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido.

O INMETRO E A FALTA DE ATENÇÃO COM RELAÇÃO AS PESSOAS

Um amigo da coluna procurou a Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, para que um perito daquele órgão fosse fazer uma avaliação e medição para sua empresa. Ao chegar ali se dirigiu a uma das dirigentes daquele órgão, cujo nome não registrou e foi surpreendido quando a mesma candidamente informou que não poderia atender ao pedido, tendo em vista que só trabalham ali dois profissionais para tal avaliação e medição e que um estava de licença médica em razão de cirurgia e o outro de férias, ou seja, ele e outras pessoas com as mesmas necessidades terão que esperar até o mês de março, quando se dará o retorno dos dois, ficando os cidadãos no prejuízo. Será que alguém já informou a tal dirigente da Inmetro, que o interesse da administração publica está acima do interesse do servidor e que, portanto, ela teria que imediatamente suspender as férias do servidor que seria compensada posteriormente? O ruim é que o Governo, que mantém nos órgãos públicos, pessoas totalmente descompromissadas com o governo e principalmente com a população.

PREFEITURA DE SANTA RITA TERÁ QUE FAZER CONCURSO PÚBLICO

A coisa não anda nada bem na gestão de Emerson Panta na cidade de Santa Rita com criticas generalizadas a sua gestão. Agora a Promotoria de Justiça de Santa Rita expediu recomendação ao prefeito e ao superintendente do Instituto de Previdência Social de Santa Rita para realizem, no prazo de 180 dias, concurso público para provimento de cargos efetivos do instituto e posse dos aprovados.Para tanto, a promotoria recomendou que seja criado por iniciativa legislativa o quadro próprio de pessoal do instituto, composto por cargos efetivos, exceto as funções de direção, chefia e assessoramento.Segundo a promotora Anita Bethânia Rocha, o instituto de previdência é uma autarquia municipal e não dispõe de quadro próprio de pessoal. As funções são exercidas por três servidores cedidos da prefeitura, 11 servidores comissionados e seis pessoas contratadas por excepcional interesse público.

VICE-PREFEITO DO PARTIDO DE CARTAXO QUER RÔMULO GOUVEIA JUNTO COM JOÃO AZEVEDO NO PLEITO DE OUTUBRO

Filiado ao PSD, O vice-prefeito da cidade de Sousa chapa de João Azevedo. O empresário e vice-prefeito de Sousa Zenildo surpreendeu a todos, pregando em alto e bom som que o deputado Rômulo Gouveia, saia candidato ao Senador na chapa de João Azevedo. Por ocasião da realização da cerimônia do Orçamento Democrático naquela cidade, o vice-prefeito foi anfitrião da comitiva do Governador Ricardo Coutinho (PSB) com um jantar em sua residência, oportunidade que disse aos presentes que o melhor para a Paraíba é a eleição do secretário João Azevedo para sucessão estadual e é exatamente nele que ele Zenildo promete votar em outubro vindouro.

100 ANOS DO NASCIMENTO DO CAIÇARENSE O ATOR, POETA E CANTOR RAFAEL DE CARVALHO

A Paraíba peca muito em não reverenciar os seus filhos ilustres, um deles o ator, poeta, e cantor Rafael de Carvalho. Rafael nasceu há exatos cem anos (1918-1981) em Caiçara na Paraíba . Após viver a infância e adolescência na zona rural daquela cidade, foi servir ao exército em Recife, de onde foi incentivado a mostrar seu talento na Bahia. Após uma década em Salvador, onde teve seu talento reconhecido, partiu para o Rio de Janeiro, para o sucesso.Rafael atuou em 35 (trinta e cinco) filmes, entre eles Macunaíma, Eles não usam black-tie, Fogo Morto, Terra em Transe, O Homem nu, O Homem que virou Suco, O Pica-pau Amarelo e O Trapalhão na Ilha do Tesouro. Participou de vários programas de humor como Coral dos Bigodudos, Chico City e Balança, mas não cai.

100 ANOS DO NASCIMENTO DO CAIÇARENSE O ATOR, POETA E CANTOR RAFAEL DE CARVALHO II

Tornou-se conhecido nacionalmente pela atuação nas novelas da Globo: O Bem-Amado (1973), Gabriela (1975) e Saramandaia (1976), além de duas novelas da Bandeirantes: Cavalo Amarelo e Rosa Baiana.Como cantor, gravou sete discos e compôs para artistas da Era do Rádio.Teve seu talento poético reconhecido na Bahia ao vencer o concurso de poemas da Academia Baiana de Letras no centenário de Castro Alves. Escreveu três livros de poesias e mais de vinte cordéis. Chegou a presidir associação nacional de cordelistas.O caiçarense era um grande defensor da cultural popular e militante político, tendo sido inclusive preso pela Ditadura Militar.

PINÇADAS DAS REDES SOCIAIS:

CORRIGIR É SEMPRE AMAR – LEILA ARAUJO

Eu percebo que a pessoa tem consideração por mim, quando ela me corrige discretamente por mensagem. Eu acho isso digno e muito elegante. Já aconteceu comigo de pessoas me corrigirem de maneira tão grosseira, só faltaram me chamar de burra. Ontem mesmo, um amigo que eu amo, corrigiu meu português sem alarde, sem ofender. Eu adorei! Aprendo muito com meus erros e com pessoas que me corrigem para eu não errar mais, ou para que pessoas que, não tenham a mesma consideração por mim, não me constranjam publicamente. Corrigir é sempre amar.

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? – CARLOS HENRIQUE ANGELO

Fernando Gabeira demonstra em seu artigo em O Globo que também confunde Ministério do Trabalho com Justiça do Trabalho. Ele diz, sobre o imbróglio em torno da nomeação de Cristiane Brasil, que é errado nomear não apenas acusados de corrupção mas também pessoas que ignorem o conteúdo de sua pasta. O que é isso, companheiro? A deputada demonstrou desconhecer questões relativas à justiça trabalhista, do judiciário. Nada a ver com a pasta para a qual foi indicada. De resto, o que está em questão é a reforma da Previdência. E Temer sabe disso. O Judiciário também. Gabeira e a Globo idem.

O DEPUTADO ENÉAS FAZ FALTA – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

Confesso que não imaginei que Enéas fizesse tamanha falta a esse País.
Por mais que se procure alguma incoerência ou estupidez dita, feita ou proferida por ele, não se encontra. Abundavam coerências, inteligência, verve e senso. Vaticinou o que está palpável e concretizado por números.O país está em putrefação, cuja fedentina nem incomoda aos saltitantes foliões e assistentes dos BBBs da vida.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em três portais