Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

A BOLA FORA DE ANÍBAL MARCOLINO

O deputado estadual Aníbal Marcolino (PSB), desde que chegou a Assembleia vem com palavras e gestos e principalmente com uma oposição raivosa que não dá trégua ao Governo, tentando marcar território naquele espaço. No início desta semana, o mesmo contrariando até mesmo aqueles que não toleram o decadente futebol paraibano, deu uma verdadeira bola fora. O dito cujo na falta de algo melhor para fazer, apresentou um requerimento que concedia Voto de Aplauso a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes. Pisou na bola, pois mesmo raramente acontecendo a rejeição de tais requerimentos, os seus pares derrotaram o seu inexplicável pedido, inclusive, com discursos contrários a Rosilene, que acabou sendo negativamente exposta naquela Casa de Leis. Afora os familiares de Rosilene e alguns poucos e interessados amigos, apenas Aníbal se encontra satisfeito que com aquela gestão á frente da FPF, numa desastrada administração familiar, que já perdura há 41 anos.

A OPERAÇÃO GASPARZINHO E A NOTA DESTOANTE

Por falar em bola fora, a única nota destoante da Operação Gasparzinho, recém realizada pela Polícia Federal em nosso estado, é que mais uma vez se adotou a incompreensível prática de esconder os nomes dos envolvidos, como se a PF não tivesse certeza da participação dos mesmos nas operações criminosas, fato que por si só desacredita a instituição e as prisões. Qualquer criança sabe que os nomes e as imagens dos meliantes quando publicadas, ajudam no esclarecimento de outros crimes cometidos por aquelas pessoas ou quadrilhas, portanto, a sonegação dos nomes favorece apenas aos criminosos, jamais a sociedade, cujos membros por conta de tais omissões são obrigados muitas vezes a conviver de forma aproximada com criminosos, exatamente por ignorar as suas ilicitudes.

A OPERAÇÃO GASPARZINHO E A NOTA DESTOANTE II

A Polícia Federal vem se destacando sempre com os inteligentes nomes que denominam as suas operações, porém desta feita acertou em cheio, quando denominou ‘Operação Gasparzinho’. Nada mais verdadeiro, pois os presos e os seus nomes são verdadeiros fantasmas” para a população que paga os salários dos procuradores e policiais e que são ignorados por tais profissionais, que por razões desconhecidas protegem excessivamente os meliantes. Uma lástima. Seria bom que nas próximas operações anunciadas, os órgãos de comunicação se rebelassem e ignorassem a convocação de coletiva, não escrevendo uma mísera linha sobre os trabalhos dos citados policiais.Em tempo: Mesmo sendo omitido a imprensa já descobriu pelo menos os nomes da empresas envolvidas. Por outro lado tal prática de esconder os nomes dos criminosos não é nenhum comportamento padrão da PF, pois ainda ontem foi preso José Rainha, bem como um dos superintendentes do Incra e os nomes e imagens foram mostrados para todo Brasil. Daí a nossa estranheza por tal conduta que pelo visto só é adotada pelas bandas de cá.

O LARGO DO PONTO CEM RÉIS

Pode até parecer má vontade, mas ninguém ate agora conseguiu entender o que faz uma firma particular de venda de consórcios de motocicleta, com uma tenda instalada em pleno Ponto de Cem Réis, local onde os guardas não admitem que o vendedor ambulante sequer pare por alguns instantes o seu carrinho. O pior é que tal irregularidade já foi denunciada aqui e nada foi feito a respeito. Dá para concluir que o dono de tal empresa ou é muito poderoso, ou tem como padrinho alguém muito importante de nossa Prefeitura.

SENADO VAI RESPONDER AO CIDADÃO

A Ouvidoria do Senado Federal terá um prazo de 30 dias para responder as manifestações dos cidadãos. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (16) pela Comissão Diretora do Senado será agora submetida ao Plenário. De acordo com o texto aprovado, o ouvidor deverá informar ao interessado o encaminhamento dado às sugestões, críticas, elogios, reclamações e denúncias registradas no órgão, exceto na hipótese em que a lei assegurar o dever de sigilo. Ele também deverá sugerir mudanças visando o controle social da instituição, bem como o aperfeiçoamento da organização do Senado. Seria bom que o mesmo fosse adotado por aqui também, pois o governo do Estado, a Prefeitura da Capital e Assembleia Legislativa jamais respondem os pleitos dos cidadãos, ou seja, dão o calado como resposta.

O ENGÔDO DA PEC 300

Entre o primeiro e segundo turnos do pleito passado, o ex-governador José Maranhão, apelou e apelou muito e até criou uma chamada PEC 300, favorecendo os policiais paraibanos, o que depois se revelou um verdadeiro engodo. Por menos crível que pareça, o governador José Maranhão (PMDB) reduziu de R$ 380 milhões em 2010 para R$ 300 milhões em 2011 a verba destinada para pagamento de pessoal da PM. Agora para garantir a folha da Polícia Militar o atual governo pede autorização legislativa para assegurar rubrica orçamentária necessária ao pagamento dos salários dos policiais. A denúncia foi feita no programa Paraíba Notícia, de Adelton Alves e Edmilson Pereira, na 107.7 FM, pelo líder do governo na Assembleia, deputado Lindolfo Pires (DEM.O danado é a coincidência, no ano passado o governo falou tanto em PEC 300 e reduziu a verba destinada para pagamento dos policiais em exatos 300 milhões.

OS VANGUARDISTAS MINISTROS DO SUPREMO

Os vanguardistas ministros do STF, mais uma vez surpreenderam a Nação ao autorizar a chamada ‘Marcha da Maconha’ utilizando para tanto o frágil e surrado argumento da livre manifestação de idéias e pensamentos. Pois é, nas agora autorizadas marchas desfilarão usuários que são vítimas de um sistema, igualmente desfilarão os traficantes, seus laranjas, seus comparsas e quantos queiram fazer a apologia do crime. Se é livre a manifestação de idéias e práticas proibidas em lei, que tal então se permitir outras marchas, como daqueles que defendem a pedofilia, os praticantes de seqüestros, os estupradores, ou dos próprios traficantes de drogas? Ou alguém acha que os praticantes de tais crimes, também não entendem que estão corretos nos seus escusos negócios e atividades ilícitas?

A ESPERA DE CÁSSIO E O SORRISO DE WILSON

Falando em Supremo, a angustia do ex-governador Cássio Cunha Lima não terminou na última quarta-feira conforme se esperava, pois o relator do seu caso, ministro Joaquim Barbosa, simplesmente não apareceu, alegando motivos de viagem, ficando a decisão sobre a posse de Cássio no Senado para a próxima semana, caso não aconteça um novo impedimento do citado ministro, o que levaria tal discussão para só depois do recesso forense. Será que é por conta de tantos inexplicáveis desencontros e adiamentos que o atual senador Wilson Santiago e seu filho andam que aqueles enigmáticos sorrisos nos rostos? Dá para desconfiar!

AS PARTITURAS DE JOAQUIM PEREIRA

Recebemos email do senhor Marcelo Afonso, que é neto e bisneto de músicos da cidade de Tatui-SP, cujo artista iniciou seus estudos musicais em 1990, no Conservatório Dramático “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, tendo como professor de clarinete Ely Jacob Hessel. Marcelo Afonso é o criador do Projeto ‘Criança na Banda’ que é composto por setenta e quatro crianças, oriundas da rede pública de ensino. O mesmo enviou email solicitando partituras do maestro Joaquim Pereira, que é praticamente ignorado pelas autoridades de nosso estado, Disse o importante músico e maestro em um trecho do seu email: “Boa Tarde, Pedro, Ficarei feliz com as partituras que solicitei, pois terei a oportunidade de fazer a divulgação da obra deste grande maestro, que é um dos baluartes da música de banda”. Meu endereço: Marcelo Afonso- R. São João-384-Vila Jurema-Tatuí-SP – CEP 18273-115 – projetocriançanabanda.com. br

Esta coluna é publicada em sete portais e no [http://blogdopedromarinho.com]