Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CÁSSIO PODERÁ NÃO ASSUMIR SENADO

Assessores do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, revelaram a correspondente do programa Correio Debate (98 FM) em Brasília, Hylda Cavalcanti, que o senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) não assumirá no Senado Federal.Mesmo desmentido sistematicamente pelos advogados do ex-governador Cássio Cunha Lima, correm rumores de que, o ministro Barbosa – que é relator do recurso extraordinário já está com o recurso pronto para julgamento, com parecer desfavorável do procurador geral da República, Roberto Gurgel- O ministro segundo os seus assessores, dará seu voto baseado na Lei Complementar 64/90 – que trata de inelegibilidade – e não da Ficha Limpa. O fato é que existe o questionamento sobre se Cunha Lima teria cumprido o prazo de inelegibilidade (de três anos), determinado como punição em sua cassação, em novembro de 2008. Ele, porém, continuou no cargo por força de liminar, e só saiu do Governo em fevereiro de 2009. “E essa punição já foi cumprida”, garante Pires.

A LEMBRANÇA DE PEDRO GONDIM

No domingo foi o aniversário de nascimento do ex-governador Pedro Moreno Gondim, que nos anos 60 travou com Jurandir Carneiro, a mais renhida disputa eleitoral ocorrida na Paraíba conquistando Pedro o governo do nosso Estado. PO ex-governador se estivesse vivo teria completado 97 anos de idade. A data só não passou em brancas nuvens em razão de a data ser lembrada pela filha Hilda Gondim e pelos netos Veneziano e Vital Filho. A Paraíba continua sendo muito ingrata com os seus filhos.

ISABEL BARBOSA NA A UNIÃO

A cantora lírica paraibana Isabel Barbosa, mereceu destaque nas paginas do Jornal A União no ultimo domingo, sob o título ‘A ópera da vida’, com direito a reportagem de pagina inteira sobre a sua vida. Isabel nasceu na cidade de Esperança e por conta da extrema pobreza foi doada a uma família desta capital. Já adulta e formada em musica, seguiu para a Itália onde reside há 12 anos, se apresentando naquele país  nos teatros mais importantes. Sua vida rica assim despertou o interesse do diretor de cinema Elinaldo Rodrigues que grava r um documentário denominado: ‘Isabel Barbosa – Voz de Esperança’. O governo ou a Prefeitura de João Pessoa precisam prestigiar Isabel, quem sabe até mesmo ajudando nos custos de tal documentário.

DELÚBIO SOARES

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares mesmo encalacrado ate o pescoço no processo do Mensalão, retornou para os quadros do seu antigo partido e pretensiosamente deseja já em 2012 se candidatar a deputado federal e mais adiante a senador, tudo pelo seu Estado natal Goiás. Antes de se lançar candidato Delúbio precisa, até para se limpar com os eleitores daquele Estado, devolver todo dinheiro recebido como professor da rede estadual, sem  que jamais ter dado um dia de aula. O valor foi levantado em R$164,6mil.

A ESTRANHA CAUSA DA FIESP

O presidente da Fiesp Paulo Skat, sem que ninguém tenha entendido a razão, andou visitando lideres partidários na Câmara pedindo apoio para a PEC 457. Se fosse algum tema do interesse da Fiesp, nada demais, porém tal PEC amplia a idade da aposentadoria dos juízes de 70 para 75 anos.Pior é saber que tal cidadão foi candidato ao governo do Estado de São Paulo no último pleito, pelo PSB. Ainda bem que não se elegeu.

MESMO ACEITANDO PROPOSTA PROFESSORES ENTRAM EM GREVE

O Governo do Estado já realizou cinco reuniões com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (Sintep) e da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba(APLP*) e aceitou a proposta formulada pela categoria do pagamento de uma bolsa de incentivo e qualificação docente no valor de R$ 230, para equipar os rendimentos dos professores com o piso nacional. Por conta desse acordo formulado na última quinta-feira (28), o Governo foi pego de surpresa com a deflagração da greve anunciada no dia seguinte à reunião, na sexta-feira (29), sem que o Governo houvesse sido informado previamente da paralisação. Se verdadeira tal informação, vai ver os mesmos querem imitar os colegas do município e também passarem uma temporada no ócio.

MEMÓRIAS DAS BANDAS QUE PASSARAM

O escritor Palmari Lucena, com seu impecável texto escreveu o artigo: “Memórias das bandas que passaram”. Em tal artigo Palmari faz uma retrospectiva das bandas e as retretas musicais que embelezavam as nossas praças e recorda o maestro Joaquim Pereira, o seu falecido pai  o músico trombonista   tenente Lucena e tantos outros.Ao concluir o seu belo artigo, escreveu Palmari: “O resgate de nossa herança cultural, música, folclore. E os que passaram? Carpinteiros, açougueiros, balaieiros, caiadores, mecânicos e outros que se transformaram em músicos, criadores de nossa memória musical. Serão respeitados, valorizados, preservados? Eles nos ensinaram sobre as possibilidades que começaram como sonhos. Joaquim Pereira, o Quincas das valsinhas inocentes, como um ósculo de mãe; o retratista musical da miséria dos flagelados; o carpinteiro que converteu sua régua de prumo em uma batuta de maestro. Será que vamos esquecê-lo?”

NA VOLTA NINGUÉM SE PERDE

Após dois anos como secretário-adjunto da Secretaria de Educação do Município de João Pessoa, um mês de férias e três meses de Licença Prêmio, o competente professor  Rômulo Gouveia  retorna, esta semana, ao IFPB – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.Quem conhece Rômulo sabe que perdeu a Prefeitura e ganhou o IFPB, que vai ter de volta o seu excelente profissional de educação.

BATINGA ASSUME CADEIRA NA ASSEMBLEIA

Nem bem assumiu o cargo de secretário Nacional de Transportes e Mobilidade no governo Dilma,  suplente de deputado Carlos Batinga (PSC) anunciou nesta segunda-feira, 2, que deverá assumir ainda este mês a titularidade da cadeira na Assembleia Legislativa, em substituição ao deputado Trocolli Júnior (PMDB), que poderá se afastar por um período de 120 dias das atividades parlamentar para cuidar de um problema de saúde.

Esta coluna é publicada em sete portais e no [http://www.blogdopedormarinho.com]

Não é possível comentar.